O guitarrista, cérebro e principal motor do som do AC/DC, Malcolm Young, completa hoje 62 anos de idade!

Vamos relembrar de sua dedicação ao rock n’ roll: 40 anos de sua vida dedicados ao AC/DC.

É um longo caminho até topo

Malcolm Mitchell Young nasceu em Glasgow, Escócia, no dia 6 de Janeiro de 1953. Ele é fundador, guitarrista e compositor do AC/DC.

AC/DC em 1976 no Reino Unido.

AC/DC em 1976 no Reino Unido.

Malcolm e Angus Young fundaram o AC/DC em novembro de 1973, quando Malcolm tinha 20 anos e Angus 18 – contaram também com a ajuda na produção, composição, gravação e muito mais de seu experiente irmão mais velho, George Young junto com o companheiro de banda na The Easybeats, Harry Vanda.

Tocando covers de Chuck Berry, Little Richard, Rolling Stones e um poucas músicas próprias, Malcolm e o AC/DC começaram uma turnê na Austrália em 1974. Depois que conquistaram o território australiano com seu rock n’ roll, a banda partiu para o Reino Unido em 1976 e iniciou uma agenda pesada de gravações e turnês internacionais.

Após a morte do vocalista Bon Scott, em 1980, eles gravaram o álbum mais vendido da banda, “Back In Black”, com o vocalista Brian Johnson.

Malcolm Young ficou fora de parte da turnê “Blow Up Your Video” de 1988 para tratar do problema que estava tendo com bebida. Isso foi encoberto, e foi anunciado que ele estava cuidando de seu filho que estava doente, e isso tinha um pouco de verdade. 

Durante a ausência de Malcolm, seu sobrinho Stevie Young ficou em seu lugar por um tempo. Aconteceu que alguns fãs não sabiam dizer se Malcolm havia sido substituído, pois Stevie carregava uma semelhança impressionante de Malcolm.

Malcolm casou-se com Linda no início de sua carreira e teve uma filha, chamada Cara (nasceu durante as sessões de gravação de “Back In Black” e um filho chamado Ross (nasceu em 1982).

Malcolm passou a maior parte de sua vida morando na Inglaterra e viajava algumas vezes para “Oncaparinga”, sua casa em East Balmain em Sydney.

Malcolm Young durante sua última turnê com o AC/DC. "Black Ice".

Malcolm Young durante sua última turnê com o AC/DC. “Black Ice”.

No dia 16 de abril de 2014, o AC/DC publicou uma nota anunciando a aposentadoria de Malcolm devido aos problemas de saúde. A banda, sem Malcolm, entrou em estúdio em maio com Stevie Young assumindo o lugar do tio para gravar o álbum “Rock or Bust“.

Durante as entrevistas dadas por Angus entre outubro e novembro de 2014, ele revelou que o irmão foi diagnosticado com demência nos EUA antes mesmo da gravação do álbum “Black Ice” de 2008. Mas mesmo sabendo da gravidade da doença, Malcolm queria gravar o álbum e fazer a turnê. Segundo Angus, a banda e família esperavam que a doença fosse controlada, mas o estado de saúde de Malcolm só piorou desde o diagnóstico, e por isso Malcolm pediu para a banda continuar sem ele.

Malcolm e sua família se mudaram de Londres para a Austrália definitivamente em fevereiro de 2014. Devido a condição de saúde – que não foi exatamente divulgada pela família -, Malcolm foi internado em um local para tratamento em tempo integral da doença.

O álbum “Rock or Bust” teve material criado por Angus e Malcolm durante a vida na estrada e estúdio com o AC/DC. A banda dedicou o lançamento do álbum ao Malcolm – fotos de sua guitarra Gretsh Firebird sem os dois captadores e uma dedicatória no encarte.

Parabéns, Malcolm Young! We salute you!