O AC/DC está se preparando para lançar o novo álbum de estúdio, “Power Up”. Em uma entrevista muito completa para a revista Rolling Stone, o guitarrista Angus Young, o vocalista Brian Johnson e o baixista Cliff Williams falaram sobre toda a jornada desde as dificuldades durante Rock or Bust até o retorno para uma homenagem ao Malcolm Young em Power Up.

Confira os melhores trechos da entrevista para a Rolling Stone, publicada hoje (06.10.2020):

POWER UP, o próximo álbum da banda que reúne os quatro membros sobreviventes da encarnação Back in Black. (Malcolm Young morreu em 2017, e seu sobrinho Stevie Young toca em seu lugar desde 2014) “Foi uma longa, longa jornada”, disse Angus ao telefone de sua casa na Austrália. “Mas é bom que todos tenham concordado e possamos lançar um pouco rock n’ roll fresco para o mundo. Neste momento, com a pandemia, espero que isso dê às pessoas algumas horas de diversão.”

O LP foi gravado na metade de 2018 e no começo de 2019, mas Angus vasculhou o baú do AC/DC com músicas inéditas antes de começarem e todas as faixas são creditadas a Angus e Malcolm Young. “Este álbum é basicamente uma dedicação a Malcolm, meu irmão“, diz Angus. “É uma homenagem a ele como Back in Black foi uma ao Bon Scott.

O caminho para POWER UP foi o mais árduo que o AC/DC percorreu desde Back in Black, que foi interrompido imediatamente após a morte do cantor Bon Scott, há 40 anos. Brian Johnson foi recrutado pouco antes de Back in Black ser gravado e ele permaneceu na frente do grupo pelos próximos 36 anos, mas durante a turnê Rock or Bust de 2015-16, ele começou a encontrar problemas auditivos significativos.

AC/DC divulga primeira foto promocional para o novo álbum, "Power Up"

Primeira foto oficial dos membros da banda divulgados nas redes sociais.

“Foi muito sério”, disse ele por telefone da Inglaterra. “Eu não conseguia ouvir o tom das guitarras. Era um tipo horrível de surdez. Eu estava literalmente me recuperando da memória muscular e dos movimentos de boca. Eu estava começando a me sentir muito mal com as apresentações na frente dos rapazes, na frente do público. Foi paralisante. Não há nada pior do que ficar parado lá e não ter certeza.”

A maioria dos fãs não tinha ideia do que estava acontecendo, mas era doloroso para sua banda assistir seu sofrimento de perto. “Ele tirava os protetores auriculares e só balançava a cabeça”, disse Williams por telefone de sua casa na Carolina do Norte. “Ele não conseguia trabalhar o pitch. Ele estava passando por um momento muito difícil.”

A banda tentou tocar datas restantes da turnê, mas os médicos de Johnson eventualmente intercederam. “Os médicos disseram: ‘Surdo é surdo, filho’”, diz ele. “Cliff e Angus não queriam ser responsáveis por eu danificar meus ouvidos ainda mais. Merdas acontecem. Pelo menos não era terminal.”

Seja Membro do Fã Clube AC/DC Brasil
Com Brian incapaz de continuar, os membros restantes da banda enfrentaram uma escolha difícil. “Brian corria o risco de ficar surdo permanentemente”, diz Angus. “Tivemos alguns dias para deixar que todos soubessem da situação e repassar a mensagem. Você não quer que as pessoas apareçam e fiquem descontentes e descubram no último minuto.”

“Acho que poderíamos ter cancelado”, ele continua. “Mas de qualquer maneira, quando você olha para todas as opções, foi uma decisão difícil para todos.”

Johnson expressa isso de maneira um pouco diferente hoje. “Eu não me senti muito bem com a coisa toda”, diz ele. “Mas isso foi passado. Com todas as bandas e coisas assim, existem pequenos solavancos no caminho.”

Com a ajuda de Axl Rose, o AC/DC terminou a turnê Rock or Bust em 2016. Mas Williams deixou claro que essa era sua última participação. “Para ser franco, não foi uma turnê fácil de terminar”, diz o baixista. “Tive alguns problemas de saúde sobre os quais não vou aborrecê-los com os detalhes. Mas eu tinha coisas acontecendo enquanto estava na estrada, vertigem terrível. Para mim, achei que minha hora estava chegando.”

Angus voltou para a Austrália, fez uma longa pausa e então começou a examinar um extenso acúmulo de canções inéditas que ele havia escrito ao longo dos anos com Malcolm. A maioria delas vem do período em torno do Black Ice em 2008. “Tivemos muitas ótimas ideias para músicas daquela época”, diz ele. “Naquela época, ele me disse: ‘Vamos deixar essas músicas por enquanto. Se continuarmos, vamos começar a desperdiçar. Vamos trabalhar em mais no próximo disco’. Isso sempre ficou comigo. Quando peguei o material pra ouvir, eu disse: ‘Se eu fizer alguma coisa na minha vida, eu tenho que dar vida para essas músicas e publicá-las’”.

Falece Malcolm Young; fundador do AC/DC

Malcolm Young e George Young (faleceu em outubro/2017). Black Ice Tour. 2010.

O trabalho foi interrompido em outubro de 2017 quando o irmão mais velho de Angus e Malcolm, George Young, guitarrista da lendária banda de rock australiana Easybeats e produtor de sete discos do AC/DC, morreu. Malcolm o seguiu apenas três semanas depois. “Meu irmão George foi uma grande parte do AC/DC, especialmente em nossos primeiros anos”, diz Angus. “George e Malcolm sempre foram dois caras que eu sempre confiei. Não importava se estivéssemos em um estúdio ou qualquer outro lugar, eu sempre pedia conselhos sobre o que quer que eu estivesse fazendo.”

“As perdas consecutivas foram um golpe devastador para Angus, mas também abriram caminho para que sua banda, aos frangalhos, começasse a se reunir quando Brian Johnson, Cliff Williams e Phil Rudd viajaram para a Austrália para o funeral de Malcolm. Foi a primeira vez que Angus viu Rudd cara a cara desde as sessões de Rock or Bust três anos antes.

“Ele parecia muito bem”, diz Angus. “Ele estava lá e em boa forma. Ele estava se mantendo bem. Ele estava fazendo terapia e se recuperando. Foi muito bom.”

As acusações iniciais contra o baterista pareciam bastante sérias, mas muitas delas foram finalmente retiradas e sua sentença foi um período de confinamento em casa de oito meses bastante brando. “Falo por todos os rapazes com Phil”, diz Johnson. “Defendemos Phil até o fim. O que aconteceu lá em cima não é o Phil que conhecemos.

Isso foi só uma besteira qualquer. Ele está realmente brilhante agora e fazendo tudo muito bem.”

Brian Johnson e o Seu Problema Auditivo

“A primeira vez que Stephen Ambrose apareceu, ele trouxe uma coisa que parecia uma bateria de carro”, diz Johnson. “Eu disse, ‘ Que diabos é isso? ’Ele disse:‘Vamos miniaturizá-lo ’. Demorou dois anos e meio. Ele aparecia uma vez por mês. Nós sentávamos lá e era chato pra caralho com todos aqueles fios e telas de computador e ruídos. Mas valeu bem a pena. A única coisa que posso dizer é que ele usa a estrutura óssea do crânio como receptor. Isso é tudo que eu posso te dizer. “

Milagrosamente, o secreto aparelho de ouvido permitiu que Johnson cantasse novamente. “Nós estávamos sendo atualizados sobre como ele estava indo com isso e tudo mais”, disse Angus. “Foi muito bom. Eu sei o quanto isso faz parte da vida dele para Brian. É o mesmo que o resto de nós.”

Depois que Rudd e Johnson estavam de volta ao AC/DC, não demorou muito para convencer Williams a voltar também. “Foi como se a velha banda estivesse de volta”, diz o baixista. “Não foi como começar de novo, mas o mais próximo possível de uma banda que está junta há mais de 40 anos. Eu não queria perder isso.”

Eles se reuniram em agosto de 2018 no Warehouse Studios em Vancouver com o produtor Brendan O’Brien, que também trabalhou em Black Ice de 2008 e Rock or Bust de 2014. “O que eu gosto em Brendan é que ele faz você trabalhar enquanto você está fazendo um projeto com ele”, diz Angus.

“Ele mesmo é talentoso. Ele conhece seu baixo, sua guitarra e um pouco de bateria. E piano. Ele cobre o espectro do que podemos fazer musicalmente. É muito bom porque você está trabalhando com um músico, já que ele pode aplicar esse conhecimento musical.”

No momento da sessão, Young havia escolhido 12 músicas que queria gravar. Nenhum delas se distancia da fórmula AC/DC estabelecida em 1973: hinos, refrões prontos para estádios, guitarras barulhentas e títulos diabólicos como “Demon Fire” e “Witch’s Spell”. Como sempre, não havia uma balada ou canção de amor em qualquer lugar do mix.

O primeiro single é Shot in the Dark é um exemplo perfeito. “Tem aquela ótima vibração AC/DC, grande arrogância e um bom canto de rock & roll AC/DC”, diz Angus.

“O título é um pouco atrevido porque todos nós gostamos de um gole [de álcool] à noite ou alguns “tiros no escuro”. Fiquei muito feliz quando a gravadora ouviu isso [que] sentiram que era uma música muito forte e deveria ser a primeira que as pessoas ouvissem.”

Money Shot soa como uma ode inequívoca ao clímax de muitos filmes pornográficos (“Doutor, qual é o antídoto? / Senhora, experimente a foto do dinheiro / Doutor, qual é o antídoto? / Senhora, tente a foto do dinheiro/Melhor tirada quando quente “), mas Angus jura que não era essa a sua intenção.

“Os fotógrafos costumavam nos dizer:‘ Faça isso ’, e eles diziam‘ Você está com o dinheiro – essa é a oportunidade ’”, diz ele. “Quando estávamos tirando a música com Brendan, eu estava contando a ele sobre isso. Ele diz: ‘Todo mundo sabe o que é ‘Money Shot’ (na gíria, “gozada”). Eu vou, ‘hein?’ Foi por acidente que escolhi o título.”

Through the Mists of Time, entretanto, encontra a banda em uma mentalidade reflexiva incomum. “Veja sombras escuras / Nas paredes”, canta Johnson. “Veja as fotos / Algumas travam / Algumas caem.”

Angus Young diz que novo álbum do AC/DC é homenagem ao Malcolm Young

Angus Young diz que novo álbum do AC/DC é homenagem ao Malcolm Young

“Estamos juntos há todos esses anos – é quase como se você estivesse passando no tempo”, diz Angus. “Você meio que ainda está naquela época em que toca rock. Não é como se estivéssemos tocando outra música. Nós nos limitamos ao que fazemos de melhor. Suponho que tinha um toque de museu. Pinturas como a ‘Mona Lisa’ são atemporais. É assim que vejo essa Música.”

A banda se reuniu em Vancouver como um quinteto, mas Johnson trabalhou extensivamente por conta própria com O’Brien para gravar seus vocais do melhor jeito. (Ele não participou do processo de composição desde 1988, Blow Up Your Video.)

“Estou cantando o que outra pessoa fez e quero que seja o que o escritor tem em mente”, diz ele. “Tínhamos uma chance com um verso e eu ouvia e dizia: ‘Brendan, acho que posso fazer melhor do que isso. Eu não estou feliz com isso. ‘Então eu tentaria novamente. Brendan sempre foi o juiz. Ele dizia: ‘Acho que estamos no caminho certo’.”

Este é o primeiro álbum do AC/DC gravado após a morte de Malcolm Young, embora sua presença tenha sido fortemente sentida por todos durante todo o processo de criação. “Mesmo quando me sento em casa, pego minha guitarra e começo a tocar, a primeira coisa que me passa pela cabeça é:‘Acho que Mal vai gostar desse riff que estou tocando ’”, diz Angus. “É assim que julgo muitas coisas.”

“Malcolm sempre esteve lá”, diz Johnson. “Como diria Angus, a banda foi ideia dele. Tudo nele passou por ele. Ele sempre esteve em suas mentes ou apenas em seus pensamentos. Eu ainda o vejo do meu jeito. Eu ainda penso nele. E então, no estúdio, quando estamos fazendo isso, você tem que ter cuidado ao olhar ao redor, porque ele parece estar lá.”

“AC/DC sem Mal não é AC/DC”, acrescenta Williams. “Ele está lá de alguma forma. Ele está sempre aqui.”

Stevie substituiu Malcolm durante partes de sua turnê de 1988 e sua reintrodução na banda em 2014 foi fácil. “Stevie fez um ótimo trabalho porque ele cresceu tocando aquele estilo de música, o mesmo que Mal”, diz Angus. “Sempre parecia que havia duas guitarras sempre que Malcolm tocava. Parecia tão cheio e tão grande.”

A maior parte do álbum foi gravada ao longo de seis semanas no verão de 2018, embora a banda tenha continuado a ajustá-lo em 2019. Eles planejaram originalmente lançar POWER UP no início deste ano, mas a pandemia os forçou a reconsiderar. “Esperávamos lançar o álbum antes que tudo isso acontecesse”, diz Angus. “Eles estavam reunindo ideias para os encartes e coisas de promoção de vídeo. E então aquela coisa do vírus apareceu. Isso meio que colocou todo mundo em espera”.

Uma turnê também estava em andamento, mas eles queriam prosseguir com cautela devido à condição auditiva de Johnson. “Nós pensamos: ‘Não seria divertido fazer alguns pequenos shows para começar?'”, Diz Johnson. “Isso foi o mais longe que eu consegui. Voamos para casa [depois daquela reunião] e dois dias depois a merda bateu no ventilador. Era a China e a Europa e então começou a se espalhar como um incêndio. Simplesmente não parecia possível. “

Eles conseguiram um ensaio ao vivo antes da pandemia. “Foi com os rapazes em condições de campo de batalha e foi sensacional, brilhante”, diz Johnson. “Eu me senti como uma criança de novo.”

Bastidores de gravação do álbum "Ballbreaker" em 1995

Bastidores de gravação do álbum “Ballbreaker” em 1995

Eles esperam levar o POWER UP para a estrada sempre que a pandemia passar. Por enquanto, no entanto, eles estão felizes que AC/DC é mais uma vez uma banda em funcionamento e que eles têm a chance de compartilhar algumas das músicas finais de Malcolm com o mundo. “Lembro-me de conversar com ele depois que ele foi operado”, diz Angus. “Foi quando ele ainda tinha a capacidade de falar. Ele me disse: ‘Não se preocupe. Eu estarei lá lutando por você. ‘Ele sempre nos apoiou.”

“Ele é o fundador de tudo isso, AC/DC”, ele continua. “Bem no início [da banda] eu disse a ele: ‘O que vamos fazer? ’Ele disse:‘Eu sei o que vamos fazer. Vamos fazer rock & roll bruto e cru'”.

via Rolling Stones