O produtor Brendan O’Brien conversou recentemente com o site Ultimate Classic Rock sobre o processo de gravação do novo álbum do AC/DC, “Rock or Bust”.

Leia a transcrição e abaixo o vídeo da entrevista.

Sobre se o processo de gravação de “Rock or Bust” foi mais rápido que o álbum “Black Ice” de 2008.

Brendan: “Não me recordo quanto tempo levamos pra gravar o ‘Black Ice’, mas acho que o tempo de gravação de ambos é muito semelhante. Me contaram que dessa vez foi mais rápido… finalizamos a gravação um pouco mais rápido, na verdade eu acho que gravamos menos músicas. Acho que durante o ‘Black Ice’ nós gravamos cerca de 15 ou 16 músicas… posso estar errado sobre isso. Mas eu acho que a gravação de ambos os álbuns correram muito bem. Esses caras trabalham duro; não há preguiça. Eles são pessoas muito dedicadas. Até mesmo quanto ao horário de estar no estúdio, eles chegavam em ponto todos os dias. Então acho que por isso a gravação foi rápida.”

Produtor Brendan O'Brien. Produziu os álbuns "Black Ice" e "Rock or Bust" do AC/DC.

Produtor Brendan O’Brien. Produziu os álbuns “Black Ice” e “Rock or Bust” do AC/DC.

Sobre sua música favorita em “Rock or Bust”.

Brendan: “Acho que a primeira que gravamos foi a música ‘Rock The Blues [Away]’, e foi simplesmente divertido; soa exatamente ‘eles’ [AC/DC]. Durante as duas vezes que trabalhei com eles, as coisas estavam sendo ajustas no primeiro dia, principalmente em ‘Black Ice’. E eles estavam fora do estúdio [tocando/ensaiando], e às vezes eu estava presente, mas dessa vez eu fiquei na sala de controle para garantir que o som saísse do jeito esperado e tudo mais.

E enquanto estávamos gravando, eu até pensava: ‘Isso soa igual ao AC/DC’. ‘Isso aqui é fantástico’, ‘Estamos a meio caminho andado nessa aqui’. Assim, logo que as coisas foram se ajustando, o resto de certa forma, foi se encaixando naturalmente.”

Rock or Bust” é o décimo sexto álbum de estúdio do AC/DC. Vendeu cerca de 172.000 cópias na primeira semana nos EUA, alcançando a posição 3 na lista dos 200 mais vendidos da Billboard. A venda marca uma grande queda em relação do álbum “Black Ice” de 2008, que ficou em primeiro lugar de vendas em 29 países, incluindo o EUA – pela primeira vez na história da banda -, vendendo incrivelmente 784.288 cópias na primeira semana.

Black Ice” foi vendido exclusivamente pela Walmart, Sam’s Club e ACDC.com nos EUA, vendendo cerca de 1 milhão de cópias em duas semanas. Dessa vez, a banda e sua gravadora, Columbia Records, não firmaram esse acordo de exclusividade.

Rock or Bust” teve pré-venda exclusiva na Amazon.com. O novo álbum foi lançado no dia 02 de dezembro de 2014, e é o primeiro álbum do AC/DC sem o guitarrista Malcolm Young, que está sofrendo de demência. Ele foi substituído pelo sobrinho Stevie Young.