O novo álbum do AC/DC, “Rock or Bust“, vendeu aproximadamente 172.000 cópias na primeira semana de vendas nos EUA, chegando a ficar na terceira posição dos 200 álbuns mais vendidos da Billboard. As vendas marcam uma grande queda em relação ao lançamento do álbum “Black Ice” em 2008, que ficou em primeiro lugar de vendas em 29 países, incluindo os EUA, onde vendeu incrivelmente 784.288 cópias na primeira semana.

“Black Ice” registrou a venda de cerca de 270.923 cópias na segunda semana. Na soma das duas primeiras semanas, “Black Ice” vendeu cerca de 1 milhão de cópias apenas nos EUA. O álbum foi vendido exclusivamente nas redes Wal-Mart, Sam’s Club e no site ACDC.com nos EUA. “Black Ice” se tornou rapidamente o álbum de rock mais vendido de 2008.

Foto promocional do AC/DC. 2014.

Foto promocional do AC/DC. 2014.

“Rock or Bust” foi lançado mundialmente no dia 02 de dezembro – na Austrália no dia 28 de novembro.

No Brasil, a gravadora Sony Music Brasil havia declarado que o lançamento do CD também aconteceria no dia 02 de dezembro, mas houve atrasos e até o momento a gravadora não emitiu uma nota oficial explicando os motivos e anunciando uma data de lançamento. No entanto, segundo informações obtidas por nosso site com representantes da gravadora, os CDs devem chegar às lojas de todo o Brasil na próxima semana; a partir do dia 16 de dezembro.

A jornada em busca do álbum “Rock or Bust”

A Sony Music distribuiu o álbum “Rock or Bust” em vários países do mundo no dia 02 de dezembro, cumprindo a data de lançamento anunciada. Mas segundo diversos relatos de fãs nos fóruns e em grupos no Facebook, que ao tentarem comprar os CDs em pontos de vendas nos EUA, Canadá, Irlanda e Reino Unido, relataram a ausência do produto em estoque e sem previsão de reposição. Segundo informações das lojas, a Sony Muysic havia distribuído uma quantidade limitada de álbuns (nesses países foram vendidos CDs e LPs).

Com isso, um dos fatores que influenciaram as vendas dos álbuns foi a indisponibilidade dos álbuns em vários países, incluindo o maior mercado consumidor, os EUA. A divulgação e promoção do álbum “Rock or Bust” em todo o mundo foi praticamente nula – se comparado com o esquema de vendas do “Black Ice” em 2008 que contocou com uma divulgação massiva meses antes do lançamento, e também foi ofertado cerca de 4 capas diferentes além de vários box de coleção.

Não restam dúvidas de que a indisponibilidade dos álbuns nas lojas e a fraca promoção foram fatores importantes pelas fracas vendas do novo álbum.