No último domingo o baterista Phil Rudd completou 59 anos de idade. Phil é um dos principais responsáveis pelo groove (ritmo) único criado pelo AC/DC.

Veja nessa matéria, uma breve história de sua carreira e um material raro para todo fã apreciar!

O Nascimento

Phil Rudd nasceu no dia 19 de maio de 1954, em Melbourne, Austrália. Phil começou a carreira na “Colored Balls”, uma banda skinhead formada pelo Lobby Lloyd e o vocalista Angry Anderson (que mais tarde formaram a Rose Tatoo), que aterrorizavam os bares noturnos durante os anos 70 com uma etiqueta explícita de yob-rock [rock de encrenqueiros].

As primeiras bandas

Apenas dois singles, “Liberate Rock” e “Mess Of Blues”, foram os únicos frutos do “Colored Balls” que receberam reconhecimento. Em 1974, trocaram o nome para “Buster Brown” e gravaram o álbum, “Something to Say”, no mesmo ano. Mas no começo de 1975, Phil estava insatisfeito com a banda e não recusou quando o AC/DC lhe ofereceu um convite para participar de uma apresentação.

Deixando o AC/DC

Em 1983, quando estavam finalizando a gravação do álbum “Flick of the Switch”, Phil se envolveu num atrito pessoal com Malcolm Young. A relação entre os dois foi progressivamente deteriorada a ponto de se enfrentarem fisicamente. Duas horas depois, Phil estava fora da banda, voltando para a casa. Rudd escolheu morar na Nova Zelândia, onde entrou para o ramo dos helicópteros e abandonou a música completamente.

Volta ao AC/DC

Em 1991, quando o AC/DC esteve na Nova Zelândia, Malcolm e Angus ligaram para Phil. Completara 10 anos que não se viam. Então, em meados de maio de 1994, eles [Malcolm e Angus] convidaram Phil para fazer um jam. E assim, o baterista Phil Rudd estava de volta.

Phil Rudd - 2008

Phil Rudd – 2008

Álbum “Ballbreaker” e áudio das sessões de gravação

Com Phil de volta, a banda começou a trabalhar no álbum “Ballbreaker”. Segundo algumas histórias – contrariando boatos de que assim que fizeram um jam, a banda sentiu que Phil ainda podia tocar como antes -, Rudd levou um bom tempo para se integrar com os rapazes.

Mais tarde, em 1995, a banda, junto ao produtor Rick Rubin, foi para os estúdios da Record Plant Studios em Nova Iorque, EUA, para começar a gravação das músicas para o disco. E então no dia 26 de setembro de 1995, o álbum “Ballbreaker” foi lançado, trazendo de volta o som característico do AC/DC; aquele rock n’ roll de batida leve e direta que a banda criava com Phil.

Em 1996, um fã colecionador conseguiu alguns tapes da gravação do álbum, e esses tapes se transforam em LPs, que recebeu o nome de “AC/DC: Nutcrackers”, tendo no total 5 volumes.

Ouça algumas faixas dessa coleção:

Clique aqui para abrir a lista de reprodução com todas as faixas

AC/DC – Sessões do Gravação do “Ballbreaker” – “Boogie Man Jam” (1995) 

AC/DC – Sessões do Gravação do “Ballbreaker” – “Hail Caesar” (1995) 

AC/DC – Sessões do Gravação do “Ballbreaker” – “Burnin’ Alive” (1995)