Na história do rock n’ roll muitos são os nomes que surgem como figuras emblemáticas, “professores” e ídolos do estilo. Mas raramente Bon Scott é lembrado pelos críticos que tratam o rock n’ roll como uma sociedade secreta.

O “pirata do rock n’ roll” nos deixou como legado a boa saudade  e as suas grandiosas músicas de rock n’ roll com o AC/DC na memória da humanidade.

Bon nasceu em 9 de Julho de 1946 na maternidade “Fyfe Jamieson” em Forfar na Escócia. Filho de Charles e Isabelle Scott, Bon cresceu em Kirriemuir. A família Scott emigrou da Escócia para a Austrália em 1952, onde inicialmente viveram no subúrbio de Sunshine, em Melbourne. Foi na escola primária de Sunshine que ele recebeu o seu famoso apelido, pois naquela fase já havia um colega de classe com o nome de Ronald e como ele tinha chegado recentemente de Bonnie na Escócia, foi então chamado de “Bon” e o apelido pegou.

Bon Scott sempre foi um aventureiro na vida, trabalhando de carteiro, garçom, empacotador e de motorista para bandas (foi nessa função temporária, que Bon conheceu o AC/DC).

Sua mãe, “Isa” Scott, relembra que Bon vivia cantando “aquelas músicas barulhentas” que eram hits nas rádios mais descoladas da Austrália, e às vezes ela não suportava ouvir aqueles gritos todos, então pedia para que Bon parasse de cantar pois ele não sabia cantar direito.

Bon Scott. Foto de  Fin Costello.

Bon Scott. Foto de Fin Costello.

Bon sempre teve o rock no sangue, cantou em algumas bandas de vários estilos diferentes na Austrália, sempre procurando estar no meio da música.

E foi 1974 que Bon encontrou a banda perfeita para ele – e ele era perfeito para a banda. Trabalhando como motorista e ajudante geral em Adelaide, Bon se encontrou com os membros do AC/DC que estavam em turnê, incluindo os irmãos Angus e Malcolm Young. Naquela época o vocalista do AC/DC era Dave Evans, mas logo os irmãos Young decidiram que Dave não era o vocal apropriado para o AC/DC, que se sentia mais um roqueiro glam como Gary Glitter. Bon, que havia se tornado motorista da banda, mostrou interesse em torna-se baterista, mas a banda disse que não precisava de um baterista e sim de um vocalista.

Foi assim que se deu início ao legado do rock n’ roll que ele e o AC/DC criaram até 1980, e que aqueles verdadeiros admiradores e amantes do rock jamais ignorará e esquecerá. Bon Scott é mais do que uma lenda, é um símbolo verdadeiro do que o rock n’ roll sem frescuras representa.

É ser ingênuo não lembrar das importantes músicas que Bon Scott criou com o AC/DC. A banda sempre foi uma referência para o rock n’ roll. O AC/DC, assim como os Stones e os Beatles, deu continuidade ao que basicamente fazia Jerry Lee Lewis, Chuck Berry e Little Richard, que foi o bom rock.

Bon Scott e seu papel fundamental na boa história do rock n’ roll jamais serão esquecidos. E pra nós, fãs, ele nunca morrerá. Nunca morrerá.