A assessoria de Brian Johnson acabou de emitir um comunicado à imprensa com as palavras do próprio vocalista sobre sua atuação situação e planos para o futuro.

Leia na íntegra

“Assim como muitos fãs do AC/DC sabem, os shows remanescentes de 2016 da turnê mundial Rock or Bust, incluindo as 10 datas reagendadas nos EUA, vão contar com um vocalista convidado. Eu, pessoalmente quero explicar o motivo pelo qual os comunicados [do AC/DC] anteriores não representaram suficientemente o que eu quero falar para os nossos fãs e também da maneira que deveriam ter sido apresentados.

No dia 07 de março, após uma bateria de exames feita por médicos da área auditiva. Fui avisado que se eu continuasse me apresentando em grandes locais, eu estaria correndo o risco de ficar completamente surdo. Apesar de eu ficar abalado com o peso real da notícia naquele dia, já por algum tempo eu estava ciente de que a perda parcial de audição estava começando a interferir no meu desempenho no palco. Eu estava com dificuldade em ouvir as guitarras no palco e por causa disso eu não conseguia ouvir os outros músicos de forma clara, eu temia que a qualidade da minha apresentação pudesse ficar comprometida. Com toda a honestidade, isso era algo que em sã consciência eu não poderia permitir.

Os nossos fãs merecem que minha apresentação seja a de mais alto nível, e se por algum motivo eu não conseguir expressar este nível de desempenho, eu não quero desapontar os nossos fãs ou embaraçar os outros membros do AC/DC. Eu não sou um desistente, e eu gosto de terminar o que eu comecei, contudo, os médicos deixaram claro para mim e para os meus companheiros de banda que eu não tinha alternativa que não a de parar de me apresentar nos palcos para os próximos shows e possivelmente os do futuro. Esse foi o pior dia da minha vida profissional.

Desde então, eu fiz várias consultas com meus médicos e parece que, no curto prazo, eu não poderei me apresentar nos palcos de arenas e lugares que tenham tamanho de um estádio onde os níveis de som ficam além do meu nível de tolerância, sem correr o risco de perda substancial da audição e a possibilidade de surdez total. Até então, eu tentei ao máximo que pude continuar apesar da dor e da perda da audição, mas agora tudo ficou mais arriscado.

Pessoalmente fiquei devastado com essa realidade mais do que qualquer um pode imaginar. A experiência emocional que sinto agora é pior do que qualquer outra coisa que já vivenciei na minha vida antes. Fazer parte do AC/DC, gravar e tocar para milhões de fãs devotados nesses 36 anos têm sido parte do trabalho da minha vida. E não consigo me imaginar continuar sem fazer parte disso tudo, mas no momento eu não tenho escolha. A única certeza é que eu estarei com o AC/DC em todos os shows em espírito, se não em pessoa.

E mais importante, eu me sinto muito mal em desapontar os fãs que compraram os ingressos para os shows reagendados e àqueles que apoiaram o AC/DC e eu durante muitos anos. Palavras não podem expressar minha profunda gratidão e agradecimento, não apenas pelas recentes mensagens de apoio e desejo de melhores, mas também pelo leal apoio ao AC/DC por tantos anos. Meus agradecimentos vão também ao Angus e Cliff pelo apoio deles.

Concluindo, eu gostaria de assegurar aos fãs que não estou me aposentando. Meus médicos me disseram que eu posso continuar gravando em estúdio e eu pretendo fazer isso. No momento, toda minha energia está focada em continuar com os tratamentos médico para melhorar minha audição. Eu espero que logo que minha audição melhorar e que for possível, eu estarei retornando às apresentações ao vivo. Enquanto o resultado é incerto, minha atitude é otimista. De resto, só o tempo dirá.

De novo, meus sinceros agradecimentos à todos pelo apoio e compreensão.

Com amor,
Brian.”