Após as confusões do baterista Phil Rudd no segundo semestre do ano passado, o AC/DC chamou o baterista Chris Slade para participar da turnê “Rock or Bust“. A banda não emitiu nenhum comunicado oficial para falar sobre a situação de Phil Rudd; se ele saiu definitivamente ou se ausentou por algum motivo.

Essa atitude de não emitir comunicados a cada mudança na banda não é nenhuma novidade para os fãs do AC/DC. Desde sempre a banda preferiu manter internamente todos os assuntos complexos sobre as situações políticas ligadas ao grupo: a saída de Phil em 1983, a participação de Stevie Young e a ausência de Malcolm em 1988 (quando foi se tratar do alcoolismo), o motivo de Brian Johnson não participar mais das composições das músicas, a saída de Chris em 1993 e muitas outras mudanças que a banda não chegou a comentar oficialmente na época.

Angus Young e Chris Slade durante o Grammy 2015

Angus Young e Chris Slade durante o Grammy 2015

A volta do baterista Chris Slade ao AC/DC foi oficializada através da fan page no Facebook do músico no dia 07 de fevereiro.

“Chris Slade vai se reunir ao AC/DC para o Grammy – de amanhã, 08 de fevereiro -, e para a próxima turnê deles, ‘Rock or Bust’.”

O texto também traz uma mensagem pessoal do baterista, onde ele diz que tocar mais uma vez com o AC/DC é uma “grande oportunidade”.

“Essa é uma fantástica oportunidade pra mim, afinal não é qualquer um que consegue tocar com sua banda favorita uma vez, imagine DUAS!”

A mensagem não é clara quanto ao seu retorno de forma definitiva ao grupo. Oficialmente o AC/DC através de sua assessoria de imprensa comentou sobre o baterista muito brevemente no anúncio das datas da turnê “Rock or Bust” nos Estados Unidos na última quarta-feira. E também deixa em “aberto” sobre a definição do baterista do AC/DC.

“Chris Slade será o baterista para a turnê mundial ‘Rock or Bust’.”

Phil Rudd não comentou mais sobre o assunto. Sua última aparição pública foi em dezembro quando deu uma entrevista para um canal de TV neozelandês dizendo que voltaria a tocar com o AC/DC.

“Eu voltarei a trabalhar com o AC/DC, quer gostem ou não”, disse Rudd ao canal TVNZ.

O julgamento de suas acusações por ameaça de morte e porte de maconha e metanfetamina foi agendado para o dia 21 de abril em Tauranga, Nova Zelândia. Rudd se declarou inocente das acusações.

Baterista Phil Rudd. Dezembro de 2014

Baterista Phil Rudd. Dezembro de 2014

Hoje em uma postagem em sua fan page, Chris Slade, disse que pretende voltar a tocar em seu projeto pessoal, The Chris Slade Timeline, assim que a turnê com o AC/DC acabar.

“Nós voltaremos! ‘Sladey’ voltará com este projeto pessoal [The Chris Slade Timeline] melhor do nunca e com algumas surpresas, e claro, uma atualização no setlist!”

O que isto indica? Talvez que o contrato dele com o AC/DC termine junto com a turnê “Rock or Bust” ou talvez que o AC/DC ainda não tem nenhum plano para o futuro. 

A resposta definitiva para essas perguntas e outras, como sempre para aqueles que acompanham essa maravilhosa banda de rock n’ roll, só o tempo nos dirá.