O dia 08 de fevereiro de 2015 ficará na memória de todos os fãs da banda. AC/DC se apresentou ao vivo no Grammy pela primeira vez.

A banda sempre negou a participação em premiações – a única vez que participaram de uma foi quando assinaram contrato com a Sony Music, e então aceitaram a introdução no Hall da Fama do Rock em 2003. Motivo? Malcolm Young sempre tentou afastar a banda desses eventos, que para ele tinham mais caráter político do que de fato o mérito.

AC/DC durante o ensaio um dia antes do Grammy

AC/DC durante o ensaio um dia antes do Grammy

A apresentação da banda na 57ª edição do Grammy foi uma surpresa para os fãs – ninguém esperava, MESMO. A banda até então não tinha o baterista definido, já que Phil Rudd havia pisado na bola durante a gravação do álbum “Rock or Bust” em maio (ele chegou 10 dias atrasado) e também nas sessões de fotos e gravação dos clipes em Londres em outubro do ano passado (ele não viajou). Antes disso, o baterista se meteu em encrenca com a polícia, onde foi preso e levado a julgamento – que ainda não aconteceu. Rudd irá ao tribunal para responder por porte de maconha e metanfetamina e ameaça de morte no próximo dia 21 de abril na cidade de Tauranga, Nova Zelândia.

Mas Angus Young, Cliff Williams e Brian Johnson disseram que a banda continuaria mesmo sem o velho companheiro baterista. E de fato continuaram. Ainda não se sabe o que levou a banda convidar – mais uma vez – o baterista Chris Slade para os trabalhos da turnê mundial “Rock or Bust”. Talvez Chris Slade foi de fato a melhor escolha – ele sempre foi um baterista que muitos dos fãs gostam, e a sua passagem pela banda nos anos 90 deu ao AC/DC uma das melhores fases em termos de sucesso comercial; com o álbum “The Razor’s Edge” e sua turnê, a banda voltou ao topo das paradas após de 9 anos de decadência comercial. O último grande sucesso havia sido com o álbum “For Those About to Rock” de 1981.

Chris Slade assinando alguns itens da banda para o leilão de caridade do Grammy (07/02/2015)

Chris Slade assinando alguns itens da banda para o leilão de caridade do Grammy (07/02/2015)

Para a volta da banda ao vivo em 2015, a dúvida era sobre quem estaria tocando a bateria. Até o dia 06 de fevereiro ninguém sabia quem seria o baterista do AC/DC. A banda subiu no palco do Grammy com as cortinas fechadas para a bateria. Mas um fotógrafo liberou as fotos dos músicos do AC/DC assinando itens para a caridade, e lá estava Chris Slade. Isso confirmou o que já era esperado por muitos fãs – Chris Slade estava de volta.

Não foi apenas a situação do baterista o destaque, mas sim todo o contexto que envolvia a presente realidade da banda no Grammy pois o AC/DC fez sua primeira apresentação ao vivo após 5 anos, mas dessa vez sem a formação clássica. A banda estava sem o cérebro, guitarrista base e membro fundador, Malcolm Young, que tristemente deixou a banda devido às complicações de saúde causada pela Demência. Seu sobrinho, Stevie Young, que já havia tocado com a banda em 88 durante a ausência de Malcolm, voltou à banda para tocar no lugar do tio. Que tarefa!

Não resta dúvida de que todos os roqueiros do AC/DC estavam nervosos para a apresentação a cerimônia do Grammy, que é uma das maiores premiações da música mundial. Com essa volta em 2015 para mais uma turnê mundial, eles mais uma vez nos ensinaram o significado do termo superação, amor ao rock n’ roll e respeito aos fãs.

Assista a apresentação completa da banda que abriu a noite para as premiações especiais tocando “Rock or Bust” e “Highway to Hell”