Atualizações

15:40  A polícia de Tauranga acabou de liberar o comunicado confirmando a retirada da acusação de “planejar homicídio” que o baterista Phil Rudd respondeu ontem no Tribunal Reional de Tauranga.

Leia comunicado da polícia.

“Um mandado de busca foi executado em Turanga ontem, resultando na acusação contra o senhor Rudd pela posse de metanfetamina e maconha, ameaça de morte e por ‘planejar homicídio’.

Documento da Procuradoria da Nova Zelândia retirando a acusação.

Documento da Procuradoria da Nova Zelândia retirando a acusação.

Depois da primeira sessão no Tribunal, ele pagou fiança e foi liberado para ser julgado no dia 27 de novembro.

Devido à importância desse assunto, um Promotor de Justiça se tornou o responsável pela acusação.

Hoje, o Promotor fez uma revisão do processo e tomou a decisão de retirar a acusação de ‘planejar homicídio’. As outras acusações continuam no Tribunal.

Como o tema está agora no Tribunal, a Polícia não dará nenhuma entrevista sobre esse comunicado.”

10:00 – O jornal The Bay of Plenty Times visitou a casa de Phil Rudd de novo nessa manhã – fizeram uma visita ontem. Rudd se negou a conversar a imprensa. Um dos jornalistas presentes ali, disse que o clima na casa está muito mais tranquilo do que ontem.

09:50 – A imprensa está esperando por uma coletiva de imprensa com a polícia local para falar sobre a acusação feita por eles contra Rudd de susposto “planejamento de duplo homicídio– crime que não ocorreu.

O detective superior, Sargento Greg Turner, disse ao jornal Bay of Plenty Times que em breve um porta-voz da polícia vai emitir um comunicado sobre as acusações que foram feitas.

Mais cedo

Num comunicado de imprensa emitido pelo advogado de Phil Rudd, Paul Mabey disse: “Fui informado pelo promotor de justiça de Tauranga, Greg Hollister-Jones, que ele fez uma revisão na acusação da polícia e nas evidências apresentadas em favor da acusação de planejar homicídio.

E seu ponto de vista foi que não há evidências suficientes para justificar essa acusação. E agora ele retirou essa acusação.

Um porta-voz da Promotoria de Justiça confirmou que o procurador retirou a acusação.

Leia na íntegra comunicado de imprensa do advogado de Phil Rudd

Foto de Phil Rudd e seus advogados mais cedo nesse ano.

Foto de Phil Rudd e seus advogados mais cedo nesse ano.

Paul Mabey sobre as acusações contra Phillip Rudd

“O senhor Rudd compareceu no Tribunal ontem para responder pelo crime de “planejar homicídio”, também ameça de morte, porte ilegal de maconha e metanfetamina.

Alguns jornalistas publicaram o nome do senhor Rudd junto com detalhes dessas acusações mesmo antes de ele comparecer ao Tribunal.

Quando o senhor Rudd chegou ao Tribunal, ele foi fotografado. Ele pagou fiança para responder as acusações em outra data.

Como resultado de sua aparência desgastada, ele recebeu atenção da mídia mundial com foco na acusação de “planejar homicídio”.

A decisão para acusar o senhor Rudd foi feita pela Polícia da Nova Zelândia sem consulta ao Procurador de Tauranga.

Eu sou o responsável por representar o senhor Rudd através das solicitações se sua advogada particular, Karen Gravatt, do escritório de advocacia “Sharp Tudhope Solicitors”, baseado em Tauranga.

Fui informado pelo promotor de justiça de Tauranga, Greg Hollister-Jones, que ele fez uma revisão na acusação da polícia e nas evidências apresentadas em favor da acusação de planejar homicídio.

E seu ponto de vista foi que não há evidências suficientes para justificar essa acusação. E agora ele retirou essa acusação.

O senhor Rudd vai responder pela acusação de ameaça de morte. As acusações por porte pessoal de drogas são leves. A opinião do Procurador não foi solicitada.

Phil Rudd com a polícia ontem.

Phil Rudd com a polícia ontem.

A acusação alegando o planejamento de homicídio nunca deveria ter sido feita. Essa acusação foi retirada – em menos de 24 horas depois da primeira sessão do julgamento do senhor Rudd no Tribunal.

O senhor Rudd sofreu publicidade desnecessária e extremamente danosa como o assunto sendo divulgado através de reportagens sensacionalistas de uma acusação muito séria e sem nenhuma justificativa.

O dano ao senhor Rudd é incalculável. Dúvidas estão sendo levantadas e apuradas sobre a credibilidade daqueles que foram os responsáveis pela prisão e acusação de planejar homicídio.

Como demonstrado aqui, os cidadãos que são responsáveis e detém o poder de fazer acusação podem causar danos potencialmente irreversíveis se esse poder não poder exercido de forma responsável

O senhor Rudd no momento está analisando as possibilidades de defesa que ele pode ter.”