O dia 18 de março de 2017 ficará para a história da humanidade como o dia em que o pai do rock n’ roll, Chuck Berry, faleceu aos 90 anos de idade.

Chuck Berry foi um dos músicos mais importantes e influentes no contexto do rock n’ roll. A influência de Berry no estilo é imensurável, podemos listar uma breve lista dos grandes nomes que foram influenciados pelo roqueiro nascido em Saint Louis, Missouri nos EUA:

O peso de Berry no AC/DC é muito evidente. Malcolm e Angus Young começaram tocaram cover de seus grandes ídolos, principalmente de Chuck. Assim que a banda entrou em estúdio para gravar seu segundo álbum, o “T.N.T.“,  os irmãos Young não pensaram duas vezes em fazer uma homenagem ao ídolo com um cover da música “School Days” de Berry.

Durante as primeiras turnês da banda pela Austrália, eles tocaram ao vivo essa e outras músicas do ídolo como “Roll Over Beethoven”.

Em 1979, durante a turnê “Highway to Hell” nos EUA, o AC/DC fez o show de abertura para a banda Cheap Trick na cidade de Sioux Falls, Dakota do Sul. Neste dia, as duas bandas se reuniram e tocaram um clássico de Chuck: “Johnny B. Goode“.

Nos 80 anos, quando perguntaram ao Malcolm como ele definia um grande guitarrista, e objetivo como sempre, respondeu: “Chuck Berry”.

Em Angus Young, vemos claramente a influência de Berry. No estilo de tocar e se apresentar fazendo a famosa “Duck Walk” (dança do pato).

“Chuck nos deu muitos presentes. Ele reuniu o blues, country, folk e um pouco jazz no que chamamos de rock n’ roll […] Além de ser um compositor talentoso, ele é um grande letrista e guitarrista.”

O pai de rock n’ roll se foi. Seu legado na história do rock n’ roll é impossível de se mensurar. O rock n’ rock de Chuck Berry estará sempre em nossas memórias e tocando sempre em nossas casas.

Nós saudamos você, Chuck!