O guitarrista e fundador do AC/DC, Malcolm Young, aos 64 anos, faleceu na manhã de hoje na cidade Sydney, na Austrália.

Malcolm Young foi diagnosticado com demência degenerativa (não reversível) em 2007, antes de sua última turnê e álbum com o AC/DC, Black Ice. Desde então seu estado de saúde só deteriorou, como é comum em casos de demência.

Música “Anything Goes”. Álbum “Black Ice”, o último com Malcolm. Foi composta e escrita integralmente por Malcolm Young.

A doença

Após sua última turnê com o AC/DC, ele passou por uma cirurgia para remover um tumor no pulmão, e de acordo com Brian Johnson, Malcolm também colocou um marcapasso devido a um infarto.

“Primeiro, ele foi diagnosticado com câncer de pulmão. Felizmente, o diagnóstico foi feito cedo e os médicos conseguiram fazer operações com sucesso sem a necessidade de quimioterapia.”, disse Brian Johnson para a revista Q Magazine em 2015.

Depois disso, Malcolm descobriu que tinha um problema cardíaco. Brian só descobriu isso quando esteve em Londres num jantar com Malcolm e esposa há alguns anos (provavelmente em 2011 ou 2012). “Isso é típico de Malcolm – ele segurou a minha mão e [bateu ela repetidamente no peito dele]. Ele disse: ‘Marcapasso. Bom pra caralho, parceiro’. Ele me assustou pra cacete! Ele estava com os olhos lacrimejados e bastante feliz com aquilo. Pareceu que ele estava mostrando um novo amplificador, algo assim.”, finaliza Johnson.

Em 2014, devido ao agravamento de seu estado de saúde, a banda anunciou aposentadoria.

“Infelizmente, devido à doença de Malcolm, ele não voltará para a banda. O AC/DC vai cair na estrada para uma turnê mundial em 2015. Stevie Young, sobrinho de Angus e Malcolm, tocou a guitarra no novo disco [Rock or Bust] e vai acompanhar a banda durante a turnê.”, disse a banda em nota divulgada em seu site oficial.

Falecimento

Malcolm faleceu na manhã de hoje ao lado da família, na cidade de Sydney, na Austrália. Ele deixou sua mulher Linda, os filhos Cara e Ross, três netos, uma irmã e o irmão Angus Young.

Leia a nota de Angus Young, divulgada através do site oficial da banda.

Malcolm Young e George Young (faleceu em outubro/2017)

Malcolm Young e George Young (faleceu em outubro/2017). Black Ice Tour. 2010.

“Hoje, é com profunda tristeza sincera que tem que anunciar a morte de Malcolm Young.

Malcolm, junto com Angus, foi o fundador e criador do AC/DC.

Com grande dedicação e compromisso, ele foi a força motriz por trás da banda.

Como guitarrista, compositor e visionário, ele era um homem perfeccionista e único.

Ele sempre foi autoconfiante. Disse e fez exatamente o que queria.

Ele sempre se orgulhou de tudo o que conquistou.

Sua lealdade aos fãs foi insuperável.

Como irmão dele, é difícil expressar em palavras o que ele representa pra mim na minha vida, o vínculo que tivemos foi único e muito especial.

Ele deixa para trás um enorme legado que viverá para sempre.

Excelente trabalho, Malcolm.”