Os eventos recentes deram espaço para dezenas de teorias e boatos sobre o futuro do AC/DC. As redes sociais foram inundandas com as mais variadas histórias sobre o futuro da banda e da possibilidade de um “vocalista convidado”.

Acontece que todos os boatos tiveram origem em hipóteses levantadas por pessoas e fontes muito duvidosas. A maioria dos artigos publicados pelos jornais e revistas, foram em grande parte pautados não pela pesquisa minuciosa e crítica, em busca da qualidade da informação, mas o que vimos foi, tristemente, um show do fenômeno “copia, cola” e especula – algo muito comum nos dias atuais.

Neste artigo, vamos fazer um resumo dos recentes eventos da banda, analisando criticamente o que foi publicado e o que podemos considerar ou não.

AC/DC adia datas da turnê devido a saúde de Brian Johnson

No dia 07 de março, o AC/DC anunciou em seu site que a banda estava cancelando as 10 datas restantes da turnê Rock or Bust nos EUA devido a urgência médica do vocalista Brian Johnson.

A nota informou que Johnson, caso continuasse, estaria correndo o risco de perda total da audição. Também informaram que os 10 shows que serão reagendadas num futuro próximo, poderão contar com um “vocalista convidado”. 

No entanto, a banda também está com uma agenda de shows a partir do dia 07 de maio na Europa; são 12 datas em diversos países do continente europeu. Ficou então a dúvida: o que será que vai acontecer em relação ao vocalista, já que Johnson teve que, urgentemente, deixar os palcos?

Até o momento não há resposta oficial, mas boatos há de kilos.

AC/DC em Atlanta “para decidir o futuro”

Na semana do dia 13, a banda se reuniu em Atlanta para discutir sobre seu futuro. Não há informações oficiais sobre o que ocorreu durante a semana do encontro. Mas com base no que apuramos a banda chegou no estúdio “King Room” (Avatar Rehearsal Studios) da Avatar Events Group, em Atlantano domingo, 13, e saiu na quinta-feira, dia 17. 

Stevie Young. Em estúdio com AC/DC. Atlanta.

Stevie Young. Em estúdio com AC/DC. Atlanta.

Um dos membros da equipe de som do AC/DC compartilhou uma foto do guitarrista Stevie Young no estúdio, indicando que a banda estava toda reunida e com os equipamentos ligados em Atlanta.

Axl Rose no AC/DC?

Axl Rose foi visto por um fã do Guns n’ Roses em Atlanta no mesmo período. De fato, o fã publicou uma foto com Axl tirada na sexta-feira, 18.

No programa de rádio da Atlanta Rock 100.5, no dia 21, o fã que tirou a foto falou sobre o breve papo que teve com Axl, e comentou que quando estavam se despedindo, ele desejou uma “boa turnê com a formação original do Guns n’ Roses para os raros shows agendados”, e o vocalista agradeceu e sugeriu que não eram apenas aqueles shows já divulgados em abril, mas que ele faria uma “turnê completa” com sua banda.

Foi “tudo” o que conversaram. Só bastou algumas especulações e comentários em um fórum de fãs do Guns n’ Roses, para que algumas pessoas da mídia se aproveitassem e criassem uma grande história sobre “Axl Rose como vocalista do AC/DC“.

Nesta semana, o site TMZ publicou duas fotos: uma com Cliff Williams, Chris Slade e Stevie Young deixando os estúdios em Atlanta e outra de Axl deixando o mesmo local – o Avatar Rehearsal Studios.

Fizemos alguns contato com pessoas ligadas diretamente ao AC/DC, e soubemos que as fotos são “2+2 = 5”, ou seja, elas foram tiradas em dias diferentes e não tem nenhum significado maior. A foto dos membros do AC/DC deixando o estúdio foi tirada na quinta-feira, 17, e de Axl, na sexta-feira, 18.

Também soubemos que a banda não esteve no estúdio na sexta-feira, 18. É fato que a banda e a equipe de som foram para os estúdios em Los Angeles no sábado, 19. É fato concreto que as duas bandas estão ensaiando, neste exato momento, no mesmo conglomerado de estúdios na cidade californiana.

Afinal, muita gente pode se perguntar sobre as coincidências desses fatos. Sim, é de se questionar.

Mas o que podemos confirmar é que Axl de fato se encontrou com o AC/DC em Atlanta. Três de nossos contatos indicaram a mesma história, porém, não há nenhuma evidência ou sugestão de que houve qualquer tipo negociação com o AC/DC.

Com tudo isso em mãos, devemos ponderar que Axl é um fã do trabalho do AC/DC e que os técnicos de som e as empresas que trabalham para o AC/DC podem ser as mesmas que vão oferecer os serviços e equipamentos de som para o Guns n’ Roses. Uma das empresas que fornecem os serviços para o AC/DC é a The Sound Co-Op, ela possui um grande leque de profissionais para grandes eventos, e alguns desses profissionais estão reunidos com o AC/DC desde Atlanta.

O passado e futuro do AC/DC

O AC/DC, em seus quase 43 anos de estrada, nunca foi de emitir comunicados ou notas sobre todos os boatos que a mídia circula sobre a banda. E provavelmente não será dessa vez que vão adiantar tudo o que está acontecendo com Brian Johnson e com os planos para a continuação da turnê mundial Rock or Bust – que conta até o momento com um total de 22 datas confirmadas.

As informações sobre o estado de saúde de Brian e sobre os planos do AC/DC, serão tratados publicamente somente quando a banda tiver algo concreto, e acima de tudo, prontos para assumir a responsabilidade. Apesar de não ser muito evidenciado, a banda tem um histórico bastante profissional em todos os contratos e acordos que firmaram.

Sabemos que nos dias de hoje o boato corre rápido, mas o AC/DC sempre amadureceu a ideia, assumiram as responsabilidades e só aí então vieram a público com notas e entrevistas. Foi assim com a morte de Bon Scott, com a contratação de Brian Johnson em 1980, com a doença de Malcolm Young – diagnosticada em 2007 e divulgada somente em 2014 -, com o caso recente de Phil Rudd, entre outros acontecimentos. Quando os membros falam em entrevistas que a banda nunca muda, isso é verdade em diversos aspectos.