Desde sábado (19 de março) circula o boato que o vocalista Axl Rose seria o “vocalista convidado” do AC/DC para os 10 shows remarcados nos EUA.

Tudo começou com uma foto do vocalista do Guns n’ Roses com um fã em frente a um hotel em Atlanta nos EUA. A imagem logo se espalhou e chegou no fórum GN’R Truth, onde os fãs se perguntavam: “O que Axl está fazendo em Atlanta?”.

Um administrador do fórum respondeu que seria para “ensaios”, já que a turnê do Guns começa em abril. Logo um outro usuário pergunta pelo motivo de ser em Atlanta, já que os membros moram em outras cidades – Duff McKagan vive em Seattle, Slash e Axl em L.A, Frank em Nova York e Richard Fortus em St. Louis.

O administrador então responde: “não disse gnr”. Não demora muito e a hipótese surge: “Wow. Isso tem a ver com o AC/DC?”

Como já havíamos noticiado, o AC/DC se reuniria a partir do dia 14 de março em Atlanta para discutir seu futuro. Ou seja, logo se notou que realmente Axl estava na mesma cidade que o AC/DC.

A origem e potencialização dos boatos

Alguns sites então publicaram sobre os comentários dos fãs no fórum GN’R Truth, mas o boato ganhou força mesmo foi com o radialista Jason Bailey, da rádio de Atlanta Rock 100.5 que citou em seu programa do dia 22 que tinha uma fonte “muito confiável” que afirmava que Axl estaria como vocalista do AC/DC.

Antes, porém, vale citar que no dia 17, o radialista entrevistou um vocalista de uma banda cover de AC/DC, que disse que “estava em contato com a banda e que tinha algumas possibilidades interessantes pela frente”. Já no dia 21, ele entrevistou o fã que tirou a foto com Alx, mas em nenhum momento o AC/DC surgiu na conversa.

tweet-radialista-atlanta-jason-bailey-acdc-guns-n-roses

“@Axlrose está em Atlanta e eu quero saber o porquê”, disse ele no primeiro tweet. Clique para ampliar.

Na sequência de tweets ao lado, Bailey mostra uma obsessão em “descobrir” o motivo da presença de Axl em sua cidade.

No entanto, no decorrer do programa do dia 22 fica claro que sua fonte “muito confiável” na verdade é bastante suspeita. O radialista comenta que recebeu um e-mail através do formulário de contato de sua página pessoal na internet de uma pessoa que alegava ter uma fonte ligada ao Guns n’ Roses dizendo que Axl foi para Atlanta para um encontro com AC/DC e que também estava confirmado para ser o “vocalista convidado” do AC/DC para as 10 datas nos EUA.

Filho de Malcolm Young, filha de Cliff Williams e Sony Music

O boato ganhou ainda mais força quando, na quarta-feira (24), Ross Young, filho de Malcolm Young, compartilhou a notícia (com o título que dava Axl como certo no AC/DC). Na postagem, ao ser perguntado se realmente era verdade, respondeu: “É verdade. Ele pode e ele vai”. A postagem e sua resposta varreram a mídia e as redes sociais. Algumas horas depois ele deletou a postagem. O que já era de se esperar, pois não é a primeira vez que ele compartilha boatos.

Alguns sites brasileiros distorceram o que disse a filha de Cliff Williams, Erin Lucas, no Instagram. Os sites publicaram que, em resposta a um dos usuários que questionava sobre a possibilidade de Axl no AC/DC , ela teria respondido: “garoto esperto”. Quando na realidade, a resposta de Erin foi ao usuário que desacreditava dos boatos sobre o vocalista do Guns n’ Roses no AC/DC.

Também nesse mesmo dia, o site NME publicou uma resposta de um representante misterioso da banda: “Nada oficial para anunciar, iremos atualizá-lo se isso mudar”.

Então de novo, alguns sites usaram títulos tendenciosos como: “Representante do AC/DC não disse não e nem sim para a possibilidade de Axl“. 

É clássico do AC/DC não se manifestar sobre boatos. Muito menos por um “representante” sem nome, que pelo teor da resposta, pode ser da gravadora Sony Music que sempre dá a mesma resposta – inclusive, recebemos sempre – quando a mídia os procura para discutir boatos.

Mais fatos

O radialista Jason Bailey tem um histórico suspeito. Ele teve um programa de rádio – The Buckethead Show – na Flórida que era conhecido popularmente como “The Bullshit Show” [PT-BR: O Show do Papo Furado] devido ao conteúdo baixo e especulador. Antes de ter o programa na Atlanta Rock 100.5, Bailey foi demitido de várious outras rádios devido a sua baixa reputação.

É fato concreto que o AC/DC e o Guns n’ Roses estão, neste momento, em Los Angeles ensaiando para suas turnês.

As 10 datas nos EUA que foram canceladas ainda não tem data de reagendamento.

As datas da turnê “Rock or Bust” na Europa, que tem início em maio, até o momento não sofreram alterações.

O AC/DC ainda não se pronunciou sobre o futuro da banda, nem sobre o “vocalista convidado” citado na nota publicada no site da banda e nem sobre condição de saúde de Brian Johnson.

Brian Johnson também não se pronunciou sobre seu estado de saúde, normalmente o faz através de seu canal na internet ligado às corridas – Brian Johnson Racing.

Nota: Hoje o Guns N’ Rose anunciou as cidades que farão parte de sua turnê, entre elas Atlanta.