Em outubro do ano passado, o AC/DC se hospedou em Londres, Inglaterra, para a gravação de dois vídeos, “Play Ball” e “Rock or Bust“, de seu novo álbum de estúdio, Rock or Bust. O baterista Phil Rudd não apareceu – de acordo com Brian Johnson e Angus Young nas entrevistas recentes, Rudd estava escalado e com tudo comprado, mas não apareceu -, então a banda teve de chamar no último minuto do segundo tempo o baterista Bob Richards para participar das gravações – inclusive da sessão de fotos.

Leia a entrevista que o fã site francês Highway to AC/DC fez com o batera Bob Richards.

HT2ACDC – Quando e como a gerência do AC/DC entrou em contato com você para falar sobre a participação na agenda da banda?
Bob Richards – Eu recebi um telefonema do Dick Jones [técnico de bateria do AC/DC] perguntando se eu estava disponível parar ir à Londres no dia seguinte participar dos trabalhos da banda no lugar de Phil.

Você sabe o motivo de Dick Jones convidar você? Você já o conhecia? Sabe se alguém te recomendou para o trabalho?
Eu encontrei Dick em somente uma ocasião, mas ele me conhecia através do irmão dele, Ray, que toca baixo em uma das minhas bandas chamada Son of Man.

Com base em nossas pesquisas você já tinha contato com Stevie Young, pois vocês dois são presentes na cena musical da região de Birmingham [Inglaterra]. Você confirma isso?
Sim, é verdade. A minha relação com a cena dessa região aconteceu com a banda chamada SHY, mas nunca encontrei Stevie antes da gravação dos clipes [com o AC/DC].

A gerência da banda deu alguma explicação sobre o motivo de você ser chamado para gravar os vídeos no lugar de Phil ou mesmo o que estaria acontece com ele?
Não. E eu não fiz nenhuma pergunta.

Quando e como foi o primeiro encontro com a banda?
Eu me encontrei com a banda poucas horas antes da primeira gravação [clipe de Play Ball, na sexta-feira, 03 de outubro]. E o momento foi muito bacana, eles são pessoas maravilhosas e me senti muito bem-vindo.

AC/DC com o baterista Bob Richards

AC/DC com o baterista Bob Richards

Você teve tempo de ensaiar antes da gravação?
Eu só tive tempo de escutar a música [Play Ball] algumas vezes enquanto nada estava rolando e quando as filmagens começavam, nós tocávamos.

Quais eram as instruções da banda/gerência para a gravação dos vídeos? Eles pediram algo específico pra você sobre o que fazer ou não?
Não. Eu podia ser eu mesmo e curtir a experiência.

Você sentiu algum tipo de pressão no set de filmagem? Você ficou preocupado com a reação dos fãs?
Na realidade não, eu estava muito contente. Eu tinha consciência de que os fãs não faziam a mínima ideia do porque eu estava lá, mas acho que eles estavam mais contentes em ver a banda de perto do que se preocuparem comigo.

Como os fãs reagiram quando Brian apresentou você?
Eles soltaram um grande rugido!

Você conversou com os fãs depois da gravação? O que vocês conversaram?
Sim. Conversei com muitos fãs, eles perguntavam com que eu já tinha tocado e como eu fui chamado para gravação dos clipes, etc.

Sobre sua carreira musical, você poderia nos contar um pouco da sua carreira?
Eu peguei nas baquetas quando eu tinha 3 anos de idade. A minha primeira apresentação pública foi aos 7 anos. As bandas que toquei foram: Shogun, Adrian Smiths Untouchables, MAN, ASIA, Dave Edmunds, Andy Fairweather Low, Paul “Tonka” Chapman, Graham Bonnet .

Você conhecia a discografia do AC/DC antes de ser convidado para tocar no lugar do Phil? Quais são seus álbuns e músicas favoritas?
A primeira vez que vi a banda foi no Monsters of Rock em 1981, depois em 84 e 91. Depois disso eu os assisti algumas vezes. Me recordo de comprar o single “Touch Too Much”; essa é uma das minhas músicas favoritas. “Back in Black” é a minha preferida.

O debate sobre o bateria é um assunto sem fim entre os fãs do AC/DC. O que é, na sua opinião, um baterista/músico? O que faz um ou outro melhor para o estilo do AC/DC?
Como um baterista, nosso trabalho é tocar para a música. Claro, diferentes bateristas têm diferentes estilos, então sempre terá algumas diferenças em como cada um deles toca uma música. Isso não significa que um está certo e o outro errado, é apenas diferente! Entretanto, um pode ter um feeling mais característico para uma dada música ou banda.

Alguns rumores apontam que você participou de sessões de pré-gravação do álbum “Ballbreaker” em 1994/95. Isto é verdade?
Não é verdade!

Atualmente quais são seus projetos musicais?
Tenho alguns projetos rolando… veja os sites: Buck and Evans, Son of Man, Celtic Pride.

Matéria original via Highway to AC/DC.