Hoje o álbum Ballbreaker está completando 20 anos. O disco foi lançado internacionalmente no dia 26 de setembro de de 1995.

O disco traz Phil Rudd de volta na batera após 11 anos de ausência. O álbum vendeu 2 milhões de cópias só nos EUA.

A banda tocou 2 shows no Brasil durante a turnê do disco. Um show na Pedreira em Curitiba e outro no Pacaembu em São Paulo.

Com Phil de volta, a banda começou a trabalhar no álbum Ballbreaker em 1994. Segundo algumas histórias, e inclusive Chris Slade, – contrariando boatos de que assim que fizeram um jam, a banda sentiu que Phil ainda podia tocar como antes -, Rudd levou um bom tempo para se integrar.

Sessão de gravação do álbum "Ballbreaker"

Sessão de gravação do álbum “Ballbreaker”

Em 1995, a banda junto ao produtor Rick Rubin, partiram para os estúdios da Record Plant Studios em Nova Iorque, EUA, para começar a gravação do álbum. Pouco tempo depois a banda trocou de estúdio para dar continuidade as gravações, pois tiveram muita dificuldade em alinhar o som da bateria nos estúdios da Record Plant Studios. Foram então para o Ocean Way Studios em Los Angeles. E no dia 26 de setembro de 1995, o álbum “Ballbreaker” foi lançado, trazendo de volta o som característico do AC/DC; aquele rock n’ roll com swing e de batida direta que a banda criava com Phil.

Em 1996, um fã colecionador conseguiu alguns tapes da gravação do álbum, e esses tapes se transforam em LPs, que recebeu o nome de “AC/DC: Nutcrackers“, tendo no total 5 volumes.

Ouça algumas faixas dessa coleção:

Clique aqui para abrir a lista de reprodução com todas as faixas

AC/DC – Sessões do Gravação do “Ballbreaker” – “Boogie Man Jam” (1995) 

AC/DC – Sessões do Gravação do “Ballbreaker” – “Hail Caesar” (1995) 

AC/DC – Sessões do Gravação do “Ballbreaker” – “Burnin’ Alive” (1995)