O álbum “Tales Of Old Grand Daddy”, da banda Marcus Hook Roll Band, idealizada casualmente por George Young e Harry Vanda (ex-Easybeats e produtores dos primeiros álbuns do AC/DC) em 1972, será relançado no dia 2 de junho em formato digital, CD e vinil.
A banda começou com a gravação de dois singles no famoso estúdio Abbey Road, em Londres. “Natural Man”, em agosto de 1972 e “Lousiana Lady”, em janeiro de 1973.
O grupo perdeu força quando alguns dos músicos envolvidos abandonaram o projeto. Entretanto, quando George Young e Harry Vanda voltaram para Austrália, foram surpreendidos ao saber que o primeiro single despertara grande interesse nos EUA.
Decididos a finalizar o que começaram, os dois músicos e produtores convidaram os irmãos novinhos de George, Angus e Malcolm Young, para entrar em estúdio e gravar as músicas do projeto.
“Na verdade não levamos à sério esse trabalho [do processo de gravação das músicas]. Na época achamos interessante chamar os meus irmãos para que eles tivessem uma ideia geral de como funcionava um processo de gravação.
Então nessa etapa era eu, o Harry [Vanda] e os meus pequenos irmãos, Malcolm e Angus. Ficamos todos bêbados – exceto Angus, que era muito novo – e acho que levamos um mês no estúdio. Bebíamos todas as noites. Mas esse trabalho foi o primeiro que Malcolm e Angus fizeram antes do AC/DC.”
Harry Vanda também comenta sobre esse trabalho: “Malcolm entrou nessa porque era apenas eu tocando guitarra e George no baixo. Então pensamos que precisávamos de um baterista e outro guitarrista. Eu cantei alguma coisa, assim como George.”
Eles passaram um mês nos estúdios da EMI em Sydney com o engenheiro de som Richard Lush, que havia trabalhado como segundo engenheiro no álbum “Sgt Pepper”, dos Beatles.
Richard: “Estava surpreso com tanto talento daquelas pessoas tão jovens, porque eles eram uns garotinhos. Pensei: ‘Uau! Isso é fora de série, é incrível’. Principalmente Angus.”
O álbum foi lançado somente na Austrália e apenas em 1979 nos EUA. A capa original mostrava um homem velho em uma cadeira de balanço, o que não agradou em nada George, pois a origem do nome era o bourbon Old Grand-Dad (velho avô), uma homenagem a bebida que serviu de combustível na gravação.
Faixas:
- Can’t Stand The Heat
- Goodbye Jane
- Quick Reaction
- Silver Shoes & Strawberry Wine
- Watch Her Do it Now
- People and the Power
- Red Revolution
- Shot in the Head
- Ape Man
- Cry For Me
- One Of These Days (Música inédita)
- Natural Man (Lançada em 1972 como single)
- Moonshine Blues (Lançada em 1974 como lado B do single ‘Can’t Stand The Heat’)
- Louisiana Lady (Lançada em 1973 como single)
- Ride Baby Ride (Música inédita)
Vinil – Lado A
- Can’t Stand The Heat
- Goodbye Jane
- Quick Reaction
- Silver Shoes
- Watch Her Do it Now
Vinil – Lado B
- People And The Power
- Red Revolution
- Shot In The Head
- Ape Man
- Cry For Me