O álbum “Tales Of Old Grand Daddy”, da banda Marcus Hook Roll Band, idealizada casualmente por George Young e Harry Vanda (ex-Easybeats e produtores dos primeiros álbuns do AC/DC) em 1972, será relançado no dia 2 de junho em formato digital, CD e vinil.

Capa do álbum "Tales Of Old Grand Daddy", da banda Marcus Hook Roll Band

Capa do álbum “Tales Of Old Grand Daddy”, da banda Marcus Hook Roll Band

A banda começou com a gravação de dois singles no famoso estúdio Abbey Road, em Londres. “Natural Man”, em agosto de 1972 e “Lousiana Lady”, em janeiro de 1973.

O grupo perdeu força quando alguns dos músicos envolvidos abandonaram o projeto. Entretanto, quando George Young e Harry Vanda voltaram para Austrália, foram surpreendidos ao saber que o primeiro single despertara grande interesse nos EUA.

Decididos a finalizar o que começaram, os dois músicos e produtores convidaram os irmãos novinhos de George, Angus e Malcolm Young, para entrar em estúdio e gravar as músicas do projeto.

“Na verdade não levamos à sério esse trabalho [do processo de gravação das músicas]. Na época achamos interessante chamar os meus irmãos para que eles tivessem uma ideia geral de como funcionava um processo de gravação.

Então nessa etapa era eu, o Harry [Vanda] e os meus pequenos irmãos, Malcolm e Angus. Ficamos todos bêbados – exceto Angus, que era muito novo – e acho que levamos um mês no estúdio. Bebíamos todas as noites. Mas esse trabalho foi o primeiro que Malcolm e Angus fizeram antes do AC/DC.”

Harry Vanda também comenta sobre esse trabalho: “Malcolm entrou nessa porque era apenas eu tocando guitarra e George no baixo. Então pensamos que precisávamos de um baterista e outro guitarrista. Eu cantei alguma coisa, assim como George.”

Eles passaram um mês nos estúdios da EMI em Sydney com o engenheiro de som Richard Lush, que havia trabalhado como segundo engenheiro no álbum “Sgt Pepper”, dos Beatles.

Richard: “Estava surpreso com tanto talento daquelas pessoas tão jovens, porque eles eram uns garotinhos. Pensei: ‘Uau! Isso é fora de série, é incrível’. Principalmente Angus.”

O álbum foi lançado somente na Austrália e apenas em 1979 nos EUA. A capa original mostrava um homem velho em uma cadeira de balanço, o que não agradou em nada George, pois a origem do nome era o bourbon Old Grand-Dad (velho avô), uma homenagem a bebida que serviu de combustível na gravação.

Faixas:

  1. Can’t Stand The Heat
  2. Goodbye Jane
  3. Quick Reaction
  4. Silver Shoes & Strawberry Wine
  5. Watch Her Do it Now
  6. People and the Power
  7. Red Revolution
  8. Shot in the Head
  9. Ape Man
  10. Cry For Me
  11. One Of These Days (Música inédita)
  12. Natural Man (Lançada em 1972 como single)
  13. Moonshine Blues (Lançada em 1974 como lado B do single ‘Can’t Stand The Heat’)
  14. Louisiana Lady (Lançada em 1973 como single)
  15. Ride Baby Ride (Música inédita)

Vinil  – Lado A

  1. Can’t Stand The Heat
  2. Goodbye Jane
  3. Quick Reaction
  4. Silver Shoes
  5. Watch Her Do it Now

Vinil – Lado B

  1. People And The Power
  2. Red Revolution
  3. Shot In The Head
  4. Ape Man
  5. Cry For Me