Em agosto do ano passado, os fãs do AC/DC foram surpreendidos com fotos de Brian Johnson, Stevie Young, Angus Young e Phil Rudd, junto com o engenheiro de som, Mike Fraser, reunidos no The Warehouse Studio, no Canadá, local em que a banda costuma gravar seus álbuns de estúdio.

Todas as especulações mais sensatas e conversas nos bastidores apontavam para a gravação de um novo álbum, provavelmente o último, em homenagem ao falecido guitarrista e fundador da banda australiana, Malcolm Young.

No último dia 29, a banda americana, Terrorizer, revelou uma conversa que teve com o vocalista Brian Johnson em um aeroporto nos EUA, em que o cantor confirma que gravou um novo álbum com o AC/DC e também afirmou que está cansado de negar este fato.

Essa história do novo álbum já era especulada após as publicações das fotos dos integrantes da banda reunidos em Vancouver. Ela veio a ser confirmada pelo próprio Brian após o post da banda Terrorizer.

Em paralelo a isso, outras informações sobre os planos da banda vêm sendo especuladas nos bastidores como: presença de material gravado por Malcolm no novo disco, a incerteza sobre uma turnê e data de lançamento da gravação, entre outras coisas pontuais.

No mesmo dia da postagem com a confirmação de Brian, fã, o respeitado radialista americana com bons contatos com o AC/DC, Eddie Trunk, em seu programa de rádio na Sirius XM, fez algumas revelações genéricas, mas que condizem exatamente com as especulações que circulam nos bastidores.

Confira o trecho mais importante da fala do radialista:

“Eu tenho uma fonte que permanecerá anônima, mas ela está em um posto importante e é muito, muito confiável quando se trata de AC/DC[…]. Essa fonte me contou que, ao seu conhecimento, o álbum está pronto, que a banda foi no estúdio no Canadá para gravá-lo. E sobre aquilo que as pessoas estavam especulando em relação aos riffs, ideias e uma espécie de tributo ao Malcolm, é verdade. Isso quer dizer que Malcolm tinha um monte de material gravado e que a banda trabalhou em cima, e eles meio que inseriram algumas partes na gravação. Então, é algo quase como uma reunião da banda, com um pouco da música de Malcolm e celebração ao AC/DC. “

Eddie continua:

“Essa fonte também me contou que eles ainda não sabem o que vão fazer com o novo disco, quando e como ele será lançando. Ela acrescentou ainda, até aonde ela sabe, não existe planos para shows ao vivo. Mas isso pode mudar, só que até o momento não há planos para tocar. Porém, existe um álbum gravado e eles estão vendo como vão fazer para lança-lo. Foi isso tudo que ela me contou. Ela não falou nada sobre [uma possível participação] de Axl ou de quem estará tocando, ela basicamente disse: “Os rapazes exploraram alguns das matérias que Malcolm tinha, é uma celebração de Malcolm, há um disco gravado, se isso será lançado e como será lançando, eles não têm certeza, e se vão tocar ou não, também não está certo.”

Apesar de Trunk não revelar a fonte, nós do AC/DC Brasil, a conhecemos. Já a entrevistamos no passado, e sabemos que é uma pessoa muito próximo e respeitada.

Também temos as mesmas informações que Trunk comentou, e são exatamente iguais. Podemos considerar este conjunto de informações como uma “boa especulação” e por este motivo decidimos compartilhar este artigo com os fãs da banda, que aguardam ansiosamente por novas informações.