No dia 27 de novembro de 2009, o AC/DC reuniu cerca de 72.000 pessoas no Estádio do Morumbi para uma única apresentação no Brasil pela turnê Black Ice. Este show completa hoje 7 anos.

Foram poucas as vezes que o AC/DC apareceu por aqui. Eles vieram pela primeira vez em 1985 para o festival Rock in Rio, depois em 1996 pela turnê Ballbreaker e a última vez foi em 2009 tocando pela turnê Black Ice.

A última vez para sempre? Sim, provavelmente.

Hoje a banda não conta mais com Malcolm Young, Phil Rudd, Brian Johnson e Cliff Williams. O futuro do AC/DC está agora nas mãos do guitarrista Angus Young, que lutou para que a banda cumprisse todos os contratos da última turnê mundial, Rock or Bust.

Muito muito triste para qualquer fã que ama esta banda e sua história.

Mas se a última apresentação da banda no Brasil aconteceu em 2009, então vamos relembrar desta data que completa hoje 7 anos.

AC/DC - Black Ice Tour - 2009 no Brasil

AC/DC – Black Ice Tour – 2009 no Brasil

Há muitas histórias para contar, talvez porque não foi nada fácil conseguir os ingressos para o único show da banda no país. Para muitos, também não foi nada fácil conseguir chegar até a cidade de São Paulo.

Quanto aos ingressos, para conseguir online ou telefone, o site e os canais de atendimento da Ticketmaster simplesmente não funcionavam no dia em que as vendas começaram. Ficaram por 2 dias sobrecarregados.

As filas nos pontos de venda na cidade de São Paulo eram enormes. É importante notar que o AC/DC fez de tudo para tocarem na América do Sul durante aquela turnê. Os ingressos eram realmente baratos, custaram até 250 reais. Sem aquela de pista VIP, premium e tudo mais. Foi o show de grande porte mais barato de 2009 no Brasil.

No dia da apresentação os fãs estavam loucos, famintos e sedentos. Era dia de rock n’ roll com uma das maiores bandas da história da música que não pisava por aqui por exatamente 13 anos – a última vez foi em 1996, durante a turnê Ballbreaker, quando a banda tocou na Pedreira Paulo Leminski em Curitiba e no dia seguinte, no Estádio do Pacaembu em São Paulo.

O Nasi abriu o show tocando alguns clássicos diversos: Should I Stay or Should I Go (The Clash), Por Amor (Ira!), Sociedade Alternativa (Raul Seixas) entre outros covers. O guitarrista Andreas Kisser fez participação especial.

Às 21:05 os mestres do rock n’ roll subiram ao palco para fazer seu trabalho: rock n’ roll com swing, direto, preciso e sem frescuras. Foram tocadas 19 músicas com o público cantando junto, pulando, tremendo, sorrindo e chorando.

1 – Rock n’ Roll Train
2 – Hell Ain’t A Bad Place to Be
3 – Back in Black
4 – Big Jack
5 – Dirty Deeds Done Dirt Cheap
6 – Shot Down in Flames (Europa)
7 – Thunderstruck
8 – Black Ice
9 – The Jack
10 – Hells Bells
11 – Shoot to Thrill
12 – War Machine
13 – Dog Eat Dog
14 – You Shook Me All Night Long
15 – T.N.T.
16 – Whole Lotta Rosie
17 – Let There Be Rock
18 – Highway to Hell
19 – For Those About to Rock (We Salute You)

Ficou a memória deste dia especial. Há muita coisa para ser escrita e contada como histórias dos fãs, histórias sobre antes e depois do anúncio da apresentação, memórias do dia do show e muito mais.

Veja a galeria de fotos da apresentação do show

Por hoje ficaremos com este breve resumo que muda a cada aniversário da data. A cada ano uma saudade diferente – maior?.  

As lembranças – sejam boas ou ruins – a cada aniversário deste evento é a representação de respeito de cada um dos fãs que foram ou não assistir ao que pode ter sido o último show da banda no Brasil.

Obrigado, AC/DC.