Ontem, Angus Young e Brian Johnson conversaram com alguns jornais e falaram sobre muita coisa interessante sobre a participação no festival Coachella, sobre a história e os planos da banda.

Confira os melhores trechos das entrevistas de Angus Young

Sobre o festival Coachella e turnê “Rock or Bust”

Angus Young: “Nos pareceu algo divertido.”

O festival Coachella já trouxe grandes nomes do estilo no passado – também como headliner no palco principal –, de Paul McCartney até Roger Waters, mas nenhum deles usaram canhões no palco. Esses são itens indispensáveis para o clássico da banda, For Those About to Rock. Angus disse que algumas peças dos canhões foram encomendadas para o festival.

A banda também está ensaiando 6 horas por dia num estúdio em Los Angeles para garantir que Stevie Young e Chris Slade estejam alinhados para a nova turnê e para o festival. Angus conta que o AC/DC também está trabalhando duro para fazer com que as músicas do novo álbum tenham “peso no palco”.

AC/DC. Nova formação para a turnê "Rock or Bust".

AC/DC. Nova formação para a turnê “Rock or Bust”.

Questionado se ele sentiria algum conforto se soubesse que o público [do festival]  de sexta-feira teria alguns “fãs die-hards” do AC/DC junto com a garotada que vai se “perguntar quem são os velhos no palco”, Angus Young dá de ombros. Ele é cuidadoso para não alimentar o debate sobre a acusação de que sua banda faz música para homens das cavernas.

“Você não deve levar nada disso muito a sério,” diz ele. “Me lembro uma vez de minha mãe ter dito ao meu pai: ‘Olha, neste jornal aqui tem um agradável artigo sobre os seus filhos’. E meu pai respondeu: ‘Legal, então eu posso comer isso aí, não posso?’. Angus ri. “Eu acho que este tipo de coisa somou e moldou minha vida.”

Álbum Rock or Bust e planos para o futuro

O último álbum de estúdio da banda, Rock or Bust, lançado no ano passado soa como o velho AC/DC. Angus Young disse que algumas das músicas deste álbum vieram de riffs e ideias que a banda elaborou desde os primeiros dias, e que há muito mais dessa sopa preparada para o futuro.

“O rock é música que muita gente ainda procura em casas noturnas, bares, arenas e estádios”, afirma Angus.

Sobre o sucesso da banda e seu álbum favorito

“Nós trilhamos nosso caminho simplesmente tocando muitos shows ao vivo. No começo ganhamos presença e vendas de álbum no boca a boca. Basicamente foi dessa forma que nós nos conectamos com os fãs. Acho que conseguimos conquistar uma sólida base de fãs, e eles sempre nos apoiaram. Nós construímos essa base com o passar dos anos. Somos do tipo de banda que jamais sentiu a necessidade de seguir a tendência.”

“Mesmo quando nós viemos para os EUA com Highway to Hell, álbum que de certa forma abriu nos as portas por aqui, nossa gravadora certa vez nos disse: ‘Gostaríamos de poder dizer que nós o promovemos, mas não fizemos isso. Vocês venderam ele por tocar ao vivo.”

Young conta que seu álbum favorito é o Let There Be Rock, lançado em 1977.

“Tomamos uma decisão consciente quando o gravamos e escolhemos deliberadamente fazer um álbum cheio de guitarras e guitarras pesadas. E de novo, nós contrariamos a tendência do momento. Isso foi bom, e pra mim, este foi o álbum que nos definiu como uma banda.”

Sobre o irmão Malcolm Young

Enquanto os emblemáticos solos de Angus se tornaram sinônimos da banda, o guitarrista de ritmo, Malcolm Young, trazia um estilo único de tocar que concretizou uma base sólida.

“O que Malcolm deu para a banda é o mesmo que Keith Richards deu para os Stones; Pete Townsend [The Who] também é um grande exemplo. Eles têm uma condução excelente, pesada e sólida. E isso é quase uma ciência, e Malcolm faz parte dela.”

Fontes: PE.com e L.A. Times