Em 1977 o AC/DC havia lançado o álbum “Let There Be Rock”, e conquistaria definitivamente o público britânico com seu rock n’ roll direto e com apresentações energéticas.

Angus Young e Bon Scott davam entrevistas para os jornalistas que estavam curiosos para entender o que a banda de rock n’ roll australiana estava planejando fazer para dominar a Europa e o mundo com o novo lançamento e turnê. Nessa época, Bon e Angus não mediam as palavras para falar da cena do rock.

Leia um trecho interessante de uma matéria publicada pela revista Classic Rock, onde Angus aponta o que para ele era a decadência do rock n’ roll na metade dos anos 70.

“Angus: ‘Não é repetir [o som já criado por outros músicos de rock]. Se trata de simplesmente tocar o que sempre esteve aí: uma boa música, bem tocada, com um bom arranjo, bem apresentada, feroz e animada para uma banda de rock. O resto não é rock n’ roll – e as bandas estão erradas ao se intitularem assim. Essas bandas tocam a ‘última moda’, tipo a cena punk. Isso é moda. Não dá pra aproveitar nada disso.’

AC/DC - Bon Scott e Angus Young em 1978. EUA.

AC/DC – Bon Scott e Angus Young em 1978. EUA.

A primeira vez que Angus ouviu Led Zeppelin tocar rock n’ roll ‘de verdade’, ele diz, foi no quarto álbum da banda, mais especificamente na música ‘Rock And Roll’.

‘Eu tenho visto essa banda ao vivo, e em uma das vezes eles ficaram no palco por quase 3 horas. Durante duas horas e meia, entediaram o público, e então, no final da apresentação eles tocaram rock n’ roll da antiga pra fazer o público se mexer. Isso foi uma sacanagem. Eles deveriam ser a banda de rock n’ roll mais empolgante do mundo, eles e os Stones, mas eles não estão fazendo isso.’

‘Os Stones sobem ao palco e tocam música soul nos dias de hoje, mas o que se esperava é que eles tocassem rock n’ roll. Que deixem [o soul] para as pessoas que sabem melhor, os negros. Se os Stones tocassem o que eles fazem de melhor, eles teriam mais sucesso e provavelmente estariam mais tranquilos.’

E assim terminamos a entrevista: deixando Angus, jurando que o AC/DC nunca vai mudar de rota e que eles sempre serão fieis às suas origens.”

A entrevista foi feita em 1977 em Londres, na Inglaterra, no auge da juventude de Angus que mais tarde – em 2003 – subiu ao palco com os Stones durante a pequena turnê com o AC/DC pela Europa. E até hoje o AC/DC “nunca mudou de rota”.

Fonte: Revista Classic Rock. Edição especial de fevereiro de 2008.