Um dos álbuns de sucesso do AC/DC nos anos 80 foi o “Blow Up Your Video” lançado no dia 18 de janeiro de 1988. Nessa matéria vamos analisar um pouquinho da história desse importante trabalho da banda.

Capa AC/DC. Blow Up Your Video.

Capa AC/DC. Blow Up Your Video.

O álbum “Blow Up Your Video” foi gravado nos meses de agosto e setembro de 1987 no estúdio “Miraval Studio” na França. A produção foi feita pela lendária dupla, George Young e Harry Vanda; o último álbum do AC/DC em que os dois trabalharam foi o “Powerage” de 1978.

BUYV” foi o último disco a ser produzido pelos dois (em 2000, George produziu sozinho “Stiff Upper Lip“). Foi o último álbum do baterista Simon Wright pelo AC/DC. Ele deixou a banda logo depois da turnê para tocar com Ronnie James “Dio”.  E também último álbum a contar com letras escritas pelo vocalista Brian Johnson; o motivo de ele não ajudar mais na composição até hoje não é bem explicado pela banda. A versão contada é que o processo de composição – que era feito pelos irmãos Angus e Malcolm Young – ficou mais rápido e “descomplicado”.

O “Studio Miraval” está localizado na cidade de Correns, no sul da França, situado no coração do departamento de Var, próximo à Costa Azul. Muitos músicos famosos gravaram lá, incluindo Rammstein, Pink Floyd, Sade, AC/DC e Shirley Bassey. É um estúdio residencial, muito similar ao Château d’Hérouville, com chefe de cozinha residente, três casas e uma piscina. O estúdio de gravação em si mede 300 metros quadrados, com um teto de 10 metros. A sala de controle mede 60 metros quadrados.

O estúdio ficou famoso quando o Pink Floyd lançou o álbum “The Wall” em 1979 pois recebeu créditos por parte da gravação do disco que aconteceu ali. Localizado numa região pronvincial no sul da França, o estúdio foi um dos primeiros a ter uma mesa de mixagem analógica da SSL no país, e com certeza, esse equipamento e o ambiente, foram alguns dos motivos que influenciaram o AC/DC escolher gravar o álbum ali.

Mesa de mixagem SSL. Miraval Studio.

Mesa de mixagem SSL. Miraval Studio.

Já em estúdio, a banda gravou 19 músicas. O processo de gravação foi o mesmo que a banda sempre adotou: tocar ao vivo e escolher o melhor take com apenas alguns overdubs no solo e vocais. Dessas músicas, a banda escolheu 12 para fazer parte do álbum do que foi lançado no dia 18 de janeiro de 1988. 

Apesar de não receber uma boa crítica da mídia musical (a maioria dos criticos diziam que o álbum não tinha absolutamente nenhum hit para “se aproveitar”), o álbum foi um sucesso comercial. “Blow Up Your Video” vendeu mais cópias do que os álbuns “Flick of the Switch” (1983) e “Fly On The Wall” (1985) juntos, e chegou ao top #2 no Reino Unido – a maior colocação do AC/DC desde o álbum “Back in Black” (1980). Os singles “Heatseeker” (lançado no dia 14 de fevereiro de 1988) e “That’s The Way I wanna Rock n’ Roll” (lançado no dia 26 de março de 1988) entraram para o top #20 também no Reino Unido.

As músicas que não fizeram parte do álbum foram depois lançadas em singles e nos box de colecionador. Veja a lista.

  • “Snake Eye” e “Borrowed Time”: lançadas no EP de 12 polegadas dos singles “Heatseeker” e “That’s The Way I wanna Rock n’ Roll”, respectivamente.
  • “Down On The Borderline”: foi lançado em 1990 como lado B no single “Moneytlaks” – formatos de vinil  7 e 12 polegadas e CD.
  • Todas essas músicas foram relançadas em 2009 no box “Backtracks” da Sony Music.

Algumas das faixas de ensaio – pré-gravação – foram roubadas e viraram bootleg. Elas receberam os nomes de  “Let it Loose” e “Alright Tonight“. Ouça.

AC/DC – “Let it Loose” – 1987

AC/DC – “Alright Tonight” – 1987

No bootleg também foi lançado faixas demo de “Heatseeker” e “That’s The Way I Wanna Rock n’ Roll“; músicas que estão no álbum. Ouça.

AC/DC – “Heatseeker” (Demo) – 1987

AC/DC – “That’s The Way I Wanna Rock N’ Roll” (Demo) – 1987