Ao contrário da história que vemos em diversos livros, blogs e sites de notícias, as fotos para o álbum Highway to Hell não foram tiradas em uma única sessão em 1979, mas sim em duas sessões: uma em dezembro de 1977 e outra em junho de 1979 pelos fotógrafos Earl Steinbicker e seu sócio, Jim Houghton.

Leia o relato escrito por Steinbicker sobre as fotos

“Era final da primavera de 1979 em nosso estúdio em Nova York. Eu já tinha decidido deixar o ramo de fotografia e partir para uma nova aventura: produzir guias de viagens. Mas eu ainda continuaria como sócio do estúdio. Na época o meu sócio Jim Houghton e seu assistente estavam cuidando da parte da fotografia e eu cuidava dos assuntos administrativos. Um dos nossos melhores clientes era a Atlantic Records, para a qual nós havíamos feito dezenas de capas de álbuns durante os anos. Mas daquela vez o diretor de arte deles, Bob Defrin, tinha uma nova e importante tarefa pra nós.

Foto original em P/B da capa "Highway to Hell"

Foto original em P/B da capa “Highway to Hell”

A banda australiana de hard rock, AC/DC, estava prestes a fazer grande sucesso nos EUA, e eles estavam precisando de uma capa de verso para o seu novo álbum, Highway to Hell. Por falar nisso, é importante observar que o nome da banda faz referência aos tipos de corrente elétrica, e também à alta voltagem de suas apresentações ao vivo – não é no sentido [conspiratório] que algumas mentes doentias pensam.

A capa frontal do álbum tinha sido feita por nosso estúdio há cerca de um ano antes para o álbum Powerage. No final das contas, uma capa diferente foi usada naquele disco. A foto com os chifres que havia sido tirada em dezembro de 1977 foi usada na capa do Highway to Hell em 1979.

Capa AC/DC - Highway to Hell

Capa do “Highway to Hell”. Foto de 1977. Arte final de 1979.

Minha contribuição para essa capa foi estritamente para a iluminação, a qual eu criei na medida dando destaque ao fundo cinza para separá-los mantendo uma sensação sombria. Os chifres da cabeça do guitarrista Angus Young foram adicionados à foto só mais tarde, bem como o rabo demoníaco. Agora aqueles caras estavam realmente sombrios, mas na verdade era prazeroso trabalhar com eles!

Jim fez a foto num filme [Kodak] Ektachrome com uma câmera Hasselblad 500EL equipada com uma lente Planar de 80 mm, usando um único estroboscópio da Balcar no estúdio, uma sombrinha refletora e um gerador da Calumet.

A capa do verso do álbum Highway to Hell foi tirada em 1979, e envolveu planejamento e arranjos elaborados. Acertamos de ir fazer as fotos à noite numa estrada escura com uma fumaça derivada das chamas do inferno ao redor deles. A questão era: como é que encontraríamos uma estrada abandonada próximo à Manhattan?

Claro, encontramos na Staten Island. A equipe de Produção de Filmagens da Prefeitura nos ajudou com o agendamento e também fecharam o local para fazermos uma seção privada naquela rua – que na época estava passando por reformas e ampliação.

Naquela noite, embarcamos numa van alugada e fomos para o Brooklyn. Passamos pela Ponte Verrazano-Narrows até a inacabada West Shore Expressway. Os integrantes da banda ficaram todos contentes em ver esses famosos lugares durante o percurso.

A iluminação da Balcar e a uma máquina de fumaça alugada foram alimentadas por nosso gerador da Honda. Jim usou várias câmeras; para a foto final foi provavelmente uma Nikon F2 equipada com um filme Tri-x B&W. Embora a foto possa dar uma enganada e parecer que a cor foi convertida para parecer uma foto em fullframe do filme da B&W, eu acho que nós deveríamos ter usado mais luz por trás da fumaça.

Foto da capa do álbum "Highway to Hell"

Foto da capa de verso do “Highway to Hell” tirada em junho de 1979