O técnico de guitarra do AC/DC, Geoff Banks – também conhecido como “Bison” – deu uma entrevista para o site Guitar.com em 2000, onde detalhou quais os equipamentos de Angus e Malcolm Young e Cliff Williams.

Conheça um dos segredos do AC/DC: os equipamentos de som!

O técnico de guitarra do AC/DC, Geoff Banks, nos deu um resumo de todos os equipamentos usados pelos guitarristas Angus e Malcolm Young e pelo baixista Cliff Williams no palco e na gravação do novo álbum do AC/DC, “Stiff Upper Lip”.

Guitar.com: Geoff, qual é o equipamento que Angus está usando nos dias de hoje?

Equipe de som do AC/DC

Geoff Banks, Rick St. Pierre e Dick Jones. Vancouver/2014.

Geoff Banks: Numa situação normal, digamos numa apresentação em uma arena, ele usa cerca de 8 ou 10 caixas Marshall 4×12 com alto-falantes Vintage 30 da Celestion.

Nós usamos muitos amplificadores. Durante os ensaios antes da turnê fazemos uma revisão em todos os cabeçotes dele e pegamos aqueles que ele quer usar. Nós usamos 5 cabeçotes Marshall modelo 1959 de 100 watts. Durante a última turnê [“Ballbreaker”] nós selecionamos cerca de outros 20 cabeçotes para nos acompanhar caso houvesse algum problema.

Guitar.com: Como ele configura esses amplificadores?

Banks: Isso varia. Ele é um cara que quase nem usa equalizador (“presence”). O grave (“bass”) fica normalmente na metade, os médios (“mids”) ficam entre 3 ou 4, e o agudo (“treble”) geralmente fica no 5 ou 6. O volume entre 7 ou 8. No modelo 1959 não tem “pre-amp” ou “master volume”. Essas configurações num [amplificador Marshall] 1959 deixa o som muito alto. Então só usamos essa configuração em dois dos amps.

Os outros são regulados com uma configuração um pouco diferente devido às idiossincrasias dos amplificadores. Angus usa o canal 1. Nós usamos válvulas EL34 ou as versões da Groove Tubes do modelo, e válvulas para pré-amplificador da Groove Tubes modelo EC-383, que também é chamado de 12AX-7.

Amplificador Marshall JMP 1959

Amplificador Marshall JMP 1959

Guitar.com: Qual é a guitarra que ele usa atualmente?

Banks: A guitarra SG preta que ele usou na última turnê, “Ballbreaker”, foi uma Les Paul SG do meio para o fim dos anos 60. Angus tem uma coleção dessas guitarras, quase todas com captadores stocks. A guitarra que é sua preferida, e que ele usou para a gravação do álbum – provavelmente vai usá-la também nessa turnê -, é aquela com a marcação em formato de raio no braço, e com o logo do AC/DC.

Aquela guitarra é uma SG do começo dos anos 70 com captadores humbuckers. Ela não tem nada de especial. Ela é bastante desgastada. Ele a tem já há muitos anos. A marcação era vintage padrão da SG, mas certa vez alguém colocou os raios no braço. Ela tem um protetor de tampo que pega a parte de superior e inferior dos captadores. Algumas de suas SGs de backup têm até mesmo o sistema de alavanca da Vibrola.

Guitar.com: São todos captadores stock?

Banks: Todos eles são os básicos… até onde eu sei, são captadores stock da Gibson. Às vezes os captadores ficam encharcados de suor, então Angus não os usa durante alguns dias até secarem. Às vezes os secamos com secador de cabelo. Em algum momento alguém fez um bypass no “tone” e interligou todos os controles para dar ao Angus um ajuste de volume para o captador inferior. Caso contrário toda a fiação fica apenas no captador inferior.

Ele usa o captador de ponte o tempo inteiro. No estúdio, de vez em quando, ele vai até o captador de braço e toca alguns licks de blues fenomenais. Ele é um excelente tocador de blues, inacreditável. Um de seus ídolos é Johnny Winter.

Angus Young. 2000.

Angus Young e sua Gibson SG favorita. 2000.

Guitar.com: Quantas guitarras ele leva para a turnê?

Banks: Da última vez ele tinha cerca de 8 para o dia a dia. Nos caminhões tinha mais alguma coisa. Acho que ele trouxe uma velha Les Paul, e algumas velhas Firebirds. Acho que a influência de Johnny Winter estava aflorando. Mas ele usa sua SG favorita com os raios. Ela a acha uma guitarra matadora.

Quando eu fui até o armazém pra procurar algumas guitarras… deu bastante trabalho pois, como você pode imaginar, lá tinha muitas guitarras. Eu talvez não tive o devido cuidado pra olhar todas elas mas acho que havia cerca de 90 ou 100 guitarras ali. As SGs são dominantes, mas também têm outras guitarras que ele comprou durante os anos. Angus possuí algumas guitarras acústicas, algumas guitarras parecidas com a [Gibson] ES-335, também algumas Firebirds, Les Pauls, alguma coisa da Epiphone, e uma ou duas Telecasters.

Guitar.com: Ele usa algum efeito?

Banks: Não usa nenhum tipo de efeito. O som sai da guitarra para um transmissor Samson UT-5 que é parte de um receptor wireless UR-5 – que não fica no palco. Então o som cai num A/B Box; se alguma corda quebrar nós podemos mudar pra outra guitarra rapidamente. Angus fica com duas guitarras conectadas o tempo todo. Nós trocamos as baterias dos transmissores todos os dias. Do A/B Box o sinal entra num splitter e então vai para o amplificador.

Guitar.com: Que tipo de corda Angus usa?

Banks: Ele gosta das cordas Slinkys da Ernie Ball. Nós as trocamos todos os dias, até mesmo no estúdio. E ele toca como uma palheta em celuloide de espessura extra heavy da Fender – a de formato 351 padrão. Eu nunca vi ele perder uma palheta, e posso contar em uma mão quantas vezes ele quebrou as cordas na última turnê.

Guitar.com: O que ele usou no estúdio?

Banks: Ele usou uma SG com os raios nas escalas, um cabeçote Marshall de 50 watts e uma velha caixa de som 4×12 Marshall Basketweave com alto-falantes de 25 watts. Nós usamos esse equipamento para a maioria das guitarras de fundo. Para os solos nós usamos caixas com alto-falantes da Vintage 30, e um cabeçote diferente de 50 watts. Outro cabeçote que foi usado para alguns power chords foi um amplificador ARD da Wizard, feito por um cara em Vancouver, Canadá.

Angus Young e Malcolm Young. Vancouver/2008.

Angus Young e Malcolm Young. Vancouver/2008.

Não tem nenhuma ciência de foguetes por trás do som dele. Angus, sua guitarra, e um cabeçote ficam na sala de controle. Nós levamos um cabo da caixa de som até o estúdio e lá colocamos um microfone. Usamos um microfone Shure SM57 próximo ao centro do alto-falante. Colocamos um microfone AKG um pouco mais afastado, e também um microfone Sennheiser mais próximo, nas beiradas dos alto-falantes. Eu acho que o [Shure SM] 57 deu o resultado que ele queria. Eles gravaram ao vivo, e só fizeram overdub de algumas coisas aqui e ali, mas coisa pequena.

Guitar.com: O que Malcolm usa?

Banks: Malcolm é incrivelmente preciso. Ele tem uma velha Gretsch. Ele tem aquela guitarra há muitos anos – aquela com os buracos [onde os captadores uma vez estiveram]. Ela é aquilo que chamam de Jet Firebird. Na verdade, ela poderia ser outro modelo chamado Roc Jet, que é um modelo simular só que com um acabamento diferente.

Malcolm Young e sua "Gretsch Jet Firebird". Black Ice Tour. 2008.

Malcolm Young e sua “Gretsch Jet Firebird”. Black Ice Tour. 2008.

É difícil de dizer, pois a parte superior foi arrancada. A guitarra não foi pintada, nem teve acabamento. Ela tem uma finíssima camada de verniz incolor para inibir o desgaste da madeira. Então não sabemos se é uma Roc Jet ou Jet Firebird. A guitarra tem um captador stock original, na ponte. É um captador Gretsch Filtertron do começo dos anos 60. Ela tem um “master volume”, um controle de volume, e um controle de “tone”. Ele só diminui o volume quando ele precisa limpar o “tone” no começo de uma música.

Temos algumas velhas Gretschs, mesmo modelo, fabricada em 1963 ou 64. Essas são guitarras com corpo oco e semi-acústicas. Ele usa cordas com bitolas grossas da Gibson, de calibres de .012 até .056. No estúdio usamos um antigo – do fim dos anos 60, começo dos 70 – Marshall Super Bass de 100 watts. Usamos um cabeçote e uma caixa de som Marshall 4×12 com alto-falantes Vintage da Ceslestion 30 – não foi o modelo Greenback.

Guitar.com: O que ele usa ao vivo?

Banks: Na estrada ele tem um mínimo de oito caixas de som da Marshall. Se você olhar a banda de frente no palco, as quatro caixas de som na parte de cima, do lado de Angus são de Angus, e as quatro na parte de baixo são do Malcolm. No lado do Malcolm, as quatro caixas em cima são dele, e as embaixo são de Angus. Então ele tem um monitoramento cruzado no palco. Pra qualquer lado que eles forem, eles podem se ouvir.

Para as últimas duas turnês [“The Razors Edge” e “Ballbreaker”], Malcolm usou cabeçotes da ARD, feitos sob medida pra ele. São cabeçotes com 400 watts de potência. Se parecem muito com um grande e robusto [amplificador] da Hiwatt. Esse amplificador tem cerca de 12 válvulas 6L6 de saída, então isso administra bem 400 watts, o suficiente para as 8 caixas de som.

Eu cuido de 4 caixas de som do lado de Malcolm com os cabeçotes de 400 watt, e das 4 caixas de som do lado de Angus, além de dois cabeçotes Marshall de 100 watt. Então se Angus falar: “Tá alto pra caralho!”, então eu posso diminuir o som sem afetar o lado de Malcolm. E eu também consigo diminuir o som no lado de Malcolm.

Guitar.com: Algum pedal ou efeito?

Banks: Não. Ele tem um sistema Samson wireless assim como Angus. Para o Mal, nós usamos um A/B b box de 4 vias por ele estoura muitas cordas. Ele toca com uma palheta heavy da Fender, e ele basicamente as joga fora. Ele usa cerca de 40 ou 50 palhetas numa noite, às vezes ele estoura a corda A ou D, normalmente a D. Então sempre temos 3 guitarras de backup plugadas e prontas pra funcionar.

Guitar.com: E qual é o equipamento que o baixista Cliff Williams está usando?

Banks: Eu não sei qual é o equipamento que ele vai usar dessa vez. Até alguns anos nós usamos cabeçotes Ampeg SVT de 300 watts, que eram chamados de cabeçotes Classic. Eu acho que essa versão é uma reedição do antigo amplificador. Ele tem dois cabeçotes, e duas caixas de som 8×10 Ampeg SVT. No estúdio ele usou cabeçotes SVT Classic e caixas de som Eden XL-410, uma caixa de som 4×10 personalizada com um pequeno tweeter no meio.

Cliff Williams e seu baixo Musicman. 2008.

Cliff Williams e seu baixo Musicman. 2008.

Eu não sei se vamos usar um Eden ou um SVT na estrada. Cliff usa um sistema wireless, mas se houver alguma interferência de rádio, nós colocamos um bom cabo pesado, um da Whirlwind ou parecido, com cerca de 10 metros. Entre o cabo e o amplificador usamos um Demeter Tube, que é um equipamento ligado em 110 volts que leva até a mesa de som um sinal limpo antes de entrar nos cabeçotes SVT.

Ele configura os cabeçotes no 3 ou 4. Na gravação do álbum ele tocou um baixo Music Man de 4 cordas, padrão StingRay, sem frescuras. Era um baixo Music Man da época pré-Ernie Ball no começo dos anos 70. Ele tem cerca de 5 ou seis desses.

Durante a turnê ele usou cordas D’Addario XL. No estúdio ele usou cordas lisas Ernie Ball de calibre .045, .065, .085, .105. Ele usa cordas com os mesmos calibres ao vivo, mas arredondadas. Ele queria um mais liso no estúdio, então ele usou as lisas.