Hoje, baterista do AC/DC, Phil Rudd, se declarou culpado de duas acusações feitas em novembro do ano passado por de ameaça de morte e posse de drogas (metanfetamina e maconha). O baterista voltará ao Tribunal em junho.

Rudd se declarou inocente as acusações feitas contra ele durante a seção de julgamento em janeiro no Tribunal Regional de Tauranga, Nova Zelândia.

Em conversa com o canal de TV SunLive após o julgamento de hoje, o advogado de defesa Rudd, Craig Tuck, disse que todo o caso foi baseado essencialmente em uma exaltada ligação telefônica ao seu segurança pessoal que, de acordo com o sumário do julgamento, havia dito que o álbum solo de Rudd, “Head Job” lançado em agosto do ano passado, “estava sendo um fracasso”, e isto deixou o baterista revoltado.

“[A ligação exaltada de Rudd] resultou em a polícia conseguir um mandado de busca por, acredite se quiser, porte de maconha para uso próprio e posse de um celular”, afirmou Craig.

Phil Rudd chegando ao Tribunal hoje.

Phil Rudd chegando ao Tribunal hoje.

“A polícia chegou na casa dele com cerca de 6 oficiais, um cachorro e com a imprensa. A polícia o acusou por tentativa de homicídio, a qual foi retirada imediatamente no dia seguinte. E hoje mais uma acusação foi retirada [a de ameaça de morte feita por um empreiteiro e sua filha]. Ele se declarou culpado pela acusação da ligação e pelo porte das drogas.”

O juiz do caso, Robert Wolff, não proferiu nenhuma condenação sem antes ouvir a defesa do advogado Craig Tuck, e deferiu o pedido de liberdade sob fiança até o dia 26 de junho.

A declaração de culpa é uma manobra jurídica

Com a declaração de culpa de Rudd, o advogado Craig  disse que vai entrar com pedido de “Absolvição sem Condenação” – medida que isentaria o baterista de toda e qualquer consequência jurídica. 

De acordo com a Lei neozelandesa, um juíz tem poder de apreciação para não aplicar condenação mesmo em casos onde o acusado se declara culpado. O magistrado pode tomar esta medida, se ele ou ela entender que as consequências da condenação superam a gravidade do crime.

ATUALIZAÇÃO: O julgamento do Phil Rudd que estava marcado para 26 de junho foi suspenso, e agora será no dia 9 de julho