O novo álbum do AC/DC, “Rock or Bust“, lançado mundialmente no dia 02 de dezembro desse ano, apresenta uma linha de backing vocals um pouco diferente daquela dos trabalhos anteriores da banda.

Foto promocional AC/DC. Rock or Bust Tour.

Foto promocional AC/DC. Rock or Bust Tour.

É claro que Malcolm Young não está presente nessa gravação devido sua aposentadoria, e por isso os backings naturalmente soariam diferentes, mas quando comparado com os últimos álbuns da banda, os backings no álbum Rock or Bust são bastante diferentes, e se analisado com cuidado, há grandes diferenças na sonoridade em cada música.

Com essa dúvida, o pessoal do forúm AC/DC.Fans enviaram um e-mail para o engenheiro de som do AC/DC, que trabalha com a banda desde os anos 90, Mike Fraser, perguntado sobre o tema.

Veja o que ele respondeu

“Nós fizemos os backings do mesmo jeito das gravações anteriores com Cliff Williams fazendo a maioria deles e Brendan O’Brien [produtor] cantando junto (o mesmo que fizemos no álbum ‘Black Ice‘). Acho que usamos mais vocais dessa vez se comparado com o último álbum [Black Ice], pois nele as músicas garantiam os backings. Dessa vez [durante a gravação dos backings do ‘Rock or Bust’] tivemos Angus Young cantando pela primeira vez pois Malcolm não estava lá pra fazer isso.”

Ainda sobre a gravação dos backings no álbum “Black Ice”

Capa do álbum "Black Ice" do AC/DC de 2008.

Capa do álbum “Black Ice” do AC/DC de 2008.

Com as recentes revelações de Angus, sabemos que Malcolm Young começou a luta contra a demência antes mesmo da gravação do álbum Black Ice em 2008. Conforme Angus conta, Malcolm teve que praticamente reaprender a tocar partes de guitarra que ele dominava. É possível que a doença tenha afetado a forma de trabalho de todos eles durante a gravação do álbum de 2008, e Fraser observa isso na entrevista para a revista Sound on Sound publicada em janeiro de 2009. Ele conta que Malcolm e Cliff gravaram os vocais, no entanto, Brendan O’Brien cantou algumas vezes durante a gravação dos backings, mas não deixa claro se essas gravações foram usadas ou não.

“Durante a gravação dos backings para o Black Ice, quando Malcolm e Cliff cantavam as partes, eles iam até a sala de controle e colocavam os headphones. Às vezes Brendan cantava com eles, mas Malcolm e Cliff juntos são o som do AC/DC. Em alguns momentos usávamos duas ou três vezes o mesmo vocal de fundo na música, mas eles cantavam todas as faixas, nós não copiamos e colamos as coisas.”

Sem vocal de Stevie Young no álbum “Rock or Bust”

Sobre os backings do álbum Rock or Bust, Fraser afirma que Angus, Cliff e o produtor Brendan O’Brien, de fato gravaram partes dos backings. Em um último e-mail ao membro do forúm do AC/DCFans, o engenheiro de som também confirma que Stevie Young – que gravou as guitarras no lugar de Malcolm -, não está presente em nenhum backing do novo disco.

“Não. Não tem vocal do Stevie.”

P.S.: Editamos o texto dos e-mails para mostrar apenas o conteúdo relevante. As partes editadas são apenas agradecimentos ao remetente das mensagens.

Fonte: AC/DCFans.net