Capa do álbum "Rock or Bust"

Capa do álbum “Rock or Bust”

* Lançamento: 28 de novembro (Austrália), 02 de dezembro no resto do mundo (incluindo no Brasil)
Gravadora: Albert Music / Columbia Records
Gravado em: Maio e Junho de 2014. Warehouse Studio em Vancouver, British Columbia, Canada
Produzido / mixado por: Brendan O’Brien / Mike Fraser
Duração: 35:01

 
Resumo


Com o lançamento no dia 28 de novembro de 2014 na Austrália, e no dia 02 de dezembro em outros países, “Rock or Bust” marcará o primeiro lançamento de estúdio desde “Black Ice” de 2008.

“Rock or Bust” será o primeiro disco sem o membro fundador e guitarrista Malcolm Young, que deixou a banda em 2014 por motivos de saúde.

Durante a gravação do álbum, Brian Johnson admitiu que fazer o disco sem Malcolm Young era bastante difícil. Johnson havia sugerido aos membros da banda o nome “Man Down” para o disco, mas não gostaram pois esse título soaria muito negativo.

Em 2015, a banda vai embarcar numa turnê mundial para promover o disco “Rock or Bust” e comemorar o aniversário de 40 anos da banda. Malcolm Young será substituido por seu sobrinho, Stevie Young.

A gravação


O álbum foi gravado no The Warehouse Studio em Vancouver, Canadá com o produtor Brendan O’Brien e o engenheiro de som Mike Fraser, durante os meses de maio e junho de 2014.

Segundo Angus Young e Brian Johnson, o álbum levou cerca de 5 semanas para ser gravado. E o tempo total de gravação e produção em torno de 10 semanas.

Singles


O primeiro single “Play Ball“, teve alguns trechos em dois trailers para a “Major League Baseball” (MLB) durante a cobertura da pré-temporada pela TBS – a primeira exibição aconteceu no dia 27 de setembro de 2014.

O single foi lançado oficialmente no dia 07 de outubro, no mesmo dia em que a lista de músicas e a capa do álbum foram revelados. Também foi colocado foi lançada uma pré-venda exclusiva do álbum no iTunes e Amazon.

O segundo single, “Rock or Bust” foi lançado no dia 16 de novembro. A música foi vazada acidentalmente no canal do Youtube da banda no lançamento do single “Play Ball”.

Clipes


No começo de outubro, o AC/DC se reuniu em Londres para a primeira sessão de fotos promocionais do álbum e a gravações dos clipes da música “Play Ball” e “Rock or Bust”. Eles tiveram uma surpresa, e um problema para resolver, o baterista Phil Rudd não compareceu por negligência – mais tarde se meteu em problemas que complicou ainda mais seu futuro na banda. A banda teve que chamar às pressas o baterista Bob Richards para gravar os clipes. As fotos promocionais foram tiradas sem um baterista.

No dia 03 a banda se reuniu com a equipe de David Mallet (que trabalha com os vídeos da banda desde 1986), para gravar o o clipe “Play Ball“. O lançamento aconteceu dia 11 novembro.

Na última semana do mês de setembro, a banda abriu inscrição para selecionar 500 fãs que iriam participar da gravação do clipe “Rock or Bust” no dia 04 de outubro. A equipe conseguiu reunir cerca de 400 fãs de diversas partes da Europa – fãs da Argentina, Brasil, Canadá e EUA também participaram – em Londres para a gravação do novo clipe. O vídeo será lançado no dia 24 de novembro.

No dia 10 de fevereiro de 2015, já com o baterista Chris Slade, a banda gravou o videoclipe da música “Rock The Blues Away” no Dragonfly Bar, em Los Angeles, EUA. A produção também foi feita por David Mallet. Mais de 250 fãs participaram da gravação.


1. “Rock or Bust” 3:04
2. “Play Ball” 2:47
3. “Rock the Blues Away” 3:24
4. “Miss Adventure” 2:57
5. “Dogs of War” 3:35
6. “Got Some Rock & Roll Thunder” 3:22
7. “Hard Times” 2:44
8. “Baptism by Fire” 3:30
9. “Rock the House” 2:42
10. “Sweet Candy” 3:09
11. “Emission Control” 3:41

Membros


Brian Johnson – Vocal
Angus Young – Guitarra
Stevie Young – Guitarra, e backing vocals
Cliff Williams – Baixo e backing vocals
Phil Rudd – Bateria